“Andando pelos sertões”: intenções de mobilidade em áreas urbanas diante das secas no Seridó potiguar
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006209Palavras-chave:
Migração Ambiental, Deslocamentos da Seca, Intenções de MobilidadeResumo
Por meio de uma pesquisa domiciliar urbana realizada em 2017 no Seridó Potiguar (Rio Grande do Norte, Brasil), no semiárido nordestino, esse artigo busca entender como a intenção de mobilidade nas áreas urbanas dessa região pode diferir entre os indivíduos, bem como diante das atribuições como a sua exeperiência com a mobilidade, o sexo e a idade. A metodologia consiste em estatística descritiva e teste de diferença entre proporções, o Qui-quadrado. Os resultados mostram que os indivíduos que percorrem distâncias mais longas consideram mais a mobilidade por causa da seca que os demais grupos. Contudo, o mesmo é observado para os que retornam diariamente e os que passam menos tempo fora de casa. . Por fim, esse estudo contribui com a literatura ao fornecer uma análise de como a intenção de mobilidade pode ser influenciada por fatores como o tempo que o indivíduo permanece fora do domicílio de residência habitual.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que seja reconhecida a autoria e que o trabalho original seja corretamente citado.
Os Autores têm permissão de autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa da versão original da revista.