Sobre a Revista
Breve histórico, Foco e Escopo
A Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana - REMHU (ISSN 1980-8585; ISSN on-line 2237-9843) é uma publicação do Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM, das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas. A Revista adota a publicação em fluxo contínuo (rolling publishing) desde 2024 e publica artigos acadêmicos resultantes de pesquisas originais teóricas ou de campo relacionados ao tema das migrações internacionais, mobilidade humana e refúgio em seus diversos aspectos.
Seu objetivo é oferecer ao mundo acadêmico, aos pensadores e articuladores das políticas migratórias e da pastoral, análises interdisciplinares sobre temas ligados à mobilidade humana contemporânea em nível internacional.
A REMHU, seguindo a missão própria do CSEM, prioriza em seus estudos e publicações a circulação de saberes e estudos que favoreçam a defesa e promoção dos direitos humanos das pessoas e dos povos em mobilidade.
Até dezembro de 2005 a revista do CSEM foi publicada com o título “Scalabriniane nel mondo”. Era uma publicação semestral relativa à atuação sócio-pastoral das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo, Scalabrinianas a serviço de migrantes e refugiados em diferentes países e realidades.
A partir de 2006, o Centro de Estudos começou a publicação da REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, com as características atuais.
O título abreviado do periódico é REMHU, que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.
Conformidade com a Ciência Aberta
A REMHU endossa os princípios da Ciência Aberta, permitindo o livre acesso a todos os artigos (Open Access), aceitando a publicação de preprints, incentivando a disponibilização de códigos de programas e outros materiais subjacentes aos artigos publicados (Open Data and Open Materials) e promovendo gradualmente a transparência e abertura do processo de avaliação dos manuscritos (Open Peer Review).
Diretrizes sobre boas práticas éticas
A REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, consciente de sua responsabilidade acadêmica e social enquanto periódico científico, afirma seu compromisso com a ética e com a qualidade de suas publicações, desde a submissão até a publicação dos textos, conforme os princípios contidos nos Códigos de Ética do Committee on Publication Ethics (COPE) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Diretrizes sobre “Responsabilidades do Editor, dos Autores, dos Revisores”, “Identificação de má conduta” e “Orientações para a ação” estão explicitadas detalhadamente no Código de Ética da REMHU (cf. Código de ética | Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana (csem.org.br)).
Fontes de indexação
SciELO BRASIL, biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros
Redalyc, Red de Revistas Cientificas de America Latina y el Caribe, España y Portugal. Impulsada por la UAEM para la difusión de la ciencia en acceso abierto.
DOAJ, Directory of Open Access Journals.
CLASE, base de datos bibliográfica creada en 1975 en la Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM).
SCOPUS(Elsevier)
Dialnet, hemeroteca de artículos científicos hispanos
BIBLAT, Bibliografía Latinoamericana
MIAR, Information Matrix for the Analysis of Journals
LATINDEX, Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
Ficha Bibliográfica
Título: REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana
Título abreviado: REMHU
Publicação de: Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios
Periodicidade: Anual
Modalidade de publicação: Publicação Contínua
Ano de criação do periódico: 2006
e-ISSN: 2237-9843
Avaliação Qualis Capes (2017-2020): A2
Áreas de atuação: interdisciplinaridade, ciências sociais
Repositório de dados SciELO: https://data.scielo.org/dataverse/brremhu
Website e Mídias Sociais
Facebook: @csembrasilia
Twitter: @CSEM_brasilia
Instagram: @csembrasilia
Youtube: @csembrasilia
Website: REMHU
LinkedIn: Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM)
POLÍTICA EDITORIAL
Preprints
A Revista REMHU aceita manuscritos anteriormente depositados em um servidor não comercial de preprints, desde que não tenham sido submetidos à revisão por pares em outro periódico simultaneamente. Neste caso, o autor terá que comunicar isso aos editores na hora da submissão, preencher e anexar o Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta junto aos arquivos submetidos para avaliação, além de informar a localização virtual do artigo (link, DOI). A REMHU adotará gradualmente o processo de Avaliação pelos pares aberta, seguindo os critérios estipulados pelas publicações contempladas pela SciELO.
Processo de avaliação por pares
A revista REMHU publica contribuições nacionais e internacionais (em português, inglês, espanhol, italiano ou francês) com o objetivo de oferecer amplos estudos interdisciplinares e análises aprofundadas sobre temas ligados à mobilidade humana contemporânea em nível internacional, tais como migrações, refugiados, tráficos de pessoas, deslocados ambientais, políticas e legislações migratórias, assistência e acompanhamento de pessoas em mobilidade, cuidado pastoral e teologia das migrações, entre outros.
A Revista inclui artigos de pesquisa e artigos de revisão, além de comunicações, ensaios, reflexões sócio-pastorais e resenhas de livros sobre mobilidade humana ou temas afins.
Na seleção dos manuscritos, avaliam-se a relevância do tema, a qualidade da metodologia científica, a originalidade e consistência dos resultados, o rigor analítico, a coerência das conclusões, a pertinência, relevância e atualidade da bibliografia utilizada, a adequação ao escopo e às normas editoriais adotados pela revista.
Todos os manuscritos submetidos à revista passam pela triagem do Editor-Chefe, que inicialmente avalia a conformidade do trabalho à linha editorial e ao escopo da revista, bem como a ausências de plágio.
Em caso positivo, os artigos são posteriormente avaliados por dois ou mais referees especialistas no tema e anônimos (double-blind peer review), sendo o sigilo garantido em todo o processo de revisão, exceto para artigos já disponibilizados em servidores preprints.
Depois disso o Editor enviará a Decisão Editorial. Os manuscritos podem ser a) aceitos, b) rejeitados, c) aceitos com correções ou d) pode ser solicitada uma nova submissão.
Os textos aceitos são enviados para os autores para que sejam efetuadas as eventuais modificações e para que os mesmos tomem conhecimento das alterações a serem introduzidas no processo de edição. Os autores devem retornar o texto com as modificações solicitadas, devendo justificar na carta de encaminhamento, se for o caso, o motivo do não atendimento de sugestões.
O processo de avaliação, desde a submissão até a decisão editorial, não deve ultrapassar os 130 dias.
Em consonância com a Ciência Aberta, os autores poderão optar também, quando lhe oferecida a opção, por um ou mais meios de abertura do processo de peer review em comum acordo com o parecerista, conforme o Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta: a) abertura mútua das identidades no processo de avaliação e b) publicação na plataforma da revista de pareceres dos artigos aprovados com a identificação opcional dos pareceristas.
De acordo com a política de ciência aberta, em todos os artigos é publicado o nome do editor responsável pelo processo de avaliação e editoração.
Compartilhamento de dados abertos
Na perspectiva da valorização da Ciência Aberta, a REMHU incentiva o depósito dos dados de pesquisa em Repositórios de Dados que forneçam DOI. Recomendamos a utilização do SciELO Data, repositório multidisciplinar para depósito, preservação e disseminação de dados de pesquisa, vinculado ao Dataverse, do qual a REMHU faz parte desde 2022. No entanto, outros repositórios também são aceitos pela revista, entre os quais: Havard Dataverse ; Repositório de dados científicos da USP.
Por dados de pesquisa entendemos “registros factuais, que podem tomar a forma de números, símbolos, textos, imagens ou sons, usados como fontes primárias para pesquisa, e que são comumente aceitos na comunidade de pesquisa como necessários para validar os resultados da pesquisa” (Griffith University, tradução nossa). Incentivamos, portanto, o compartilhamento (aberto ou fechado), a citação e o referenciamento de dados, códigos e materiais subjacentes ao artigo e utilizados na concepção e realização da pesquisa (projeto de pesquisa, softwares, códigos de programa, scripts, algoritmos, metodologias, cadernos de campo, questionários, áudios ou vídeos, fotografias, apresentações ppt, entre outros).
O compartilhamento de dados deverá ocorrer depois da aceitação do artigo. Em alguns casos, a REMHU poderá solicitar o acesso às bases de dados do artigo submetido durante a avaliação do manuscrito.
Para o compartilhamento de dados no SciELO Data Consultar o Guia de depósito de dados de pesquisa, produzido pela equipe SciELO.
Caso os dados de pesquisa sejam disponibilizados em repositórios, incluir a citação na lista de referência (ver Diretrizes de submissão).
A REMHU solicita também o preenchimento do Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta – SciELO (modelo no link) e sua inclusão no momento de submissão dos manuscritos.
Cobranças de Taxas
A REMHU não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação/ de artigos.
Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação
A Revista adota as definições e os critérios de má-conduta da COPE, Committee on Publication Ethics e do Guia de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica do SciELO, sobretudo no que diz respeito a fabricação e falsificação de dados e informações, incluindo plágio, autoplágio e atribuição indevida de autoria.
Caso o artigo tenha sido submetido a um Comitê de Ética (Sistema CEP/Conep, Plataforma Brasil ou outro sistema), solicitamos aos/às autores/as que mencionem no corpo do artigo (por exemplo, em nota de rodapé).
Os softwares Plagiarism Checker e CopySpider são utilizados para identificação de má-condutas. Os manuscritos não em conformidade serão automaticamente rejeitados, sendo os/as autores/as sujeitos a eventuais sanções determinadas pelo Conselho Editorial.
Caso haja erros ou falhas na publicação, que não configuram má conduta, independentemente da natureza ou da origem, serão corrigidos mediante a publicação de uma errata. Os autores devem entrar em contato com os editores mediante o e-mail: remhu@csem.org.br. Caso haja evidência de má conduta, uma retração pode ser exigida dos autores dos artigos, conforme Guia para o registro, marcação e publicação de retratação de SciELO Brasil.
Conflito de interesses
A Revista REMHU solicita que autores e avaliadores declarem possíveis conflitos de interesses na submissão ou avaliação de um manuscrito. Esses conflitos podem ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Em caso de dúvidas, autores e avaliadores devem incluir essa informação na hora da submissão ou aceitação da avaliação de um artigo.
Política de privacidade
Nomes, endereços ou outras informações de autores e avaliadores informados nesta revista serão usados exclusivamente para os propósitos desta publicação, não estando disponíveis para outros fins.
Questões de Sexo e Gênero
A equipe editorial da REMHU, além dos autores que publicam na revista, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados.
A REMHU observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial e seleção de referees. Além disso, sugere a leitura das diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa, disponíveis em: https://www.scielo.br/j/ress/a/qbkGJtSD7Cj4fzJSrVsg6Hf/?lang=pt .
Propriedade intelectual e direitos autorais
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que seja reconhecida a autoria e que o trabalho original seja corretamente citado.
Os autores têm permissão de autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa da versão original da revista.
Patrocinadores e Agências de Fomento
A REMHU é editada pelo Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM, de Brasília (e-mail: csem@csem.org.br)
A REMHU é financiada pela Associação Educadora São Carlos/CSEM, da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo - Scalabrinianas com sede em Roma, Itália.
HISTÓRICO DO PERIÓDICO
Até dezembro de 2005 a revista do CSEM foi publicada com o título “Scalabriniane nel mondo”. Era uma publicação semestral relativa à atuação sócio-pastoral das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo, Scalabrinianas a serviço de migrantes e refugiados em diferentes países e realidades.
A partir de 2006, o Centro de Estudos começou a publicação da Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, REMHU.
Desde então foram publicados os seguintes números:
2006 – Projeto Migratório – ano XIV, n. 26 e 27, 308 pp.
2007 – Migração e religião – ano XV, n. 28, 274 pp.
2007 – Feminização das migrações – ano XV, n. 29, 228 pp.
2008 – Família migrante – ano XV, n. 30, 272 pp.
2008 – Migrações Internacionais e Direitos Humanos – ano XVI, n. 31, 592 pp.
2009 – Redes Migratórias – ano XVII, n. 32, 251 pp.
2009 – Migração e Desenvolvimento – ano XVII, n. 33 – jul./dez., 344 pp.
2010 – Migração e identidades – ano XVIII, n. 34 – jan./jun., 264 pp.
2010 – Políticas Migratórias - ano XVIII, n. 35 - jul./dez., 304 pp.
2011 – Refugiados Ambientais - ano XIX, n. 36 - jan./jun., 298 pp.
2011 – Tráfico de pessoas - ano XIX, n. 37 - jul./dez., 312 pp.
2012 – Conviver con o diferente - ano XX, n. 38 - jan./jun., 308 pp.
2012 – Migrações e dados estatísticos - ano XX, n. 39 - jul./dez., 312 pp.
2013 – Migração e saúde - ano XXI, n. 40 - jan./jun., 280 pp.
2013 – Retorno e circularidade - ano XXI, n. 41 - jul./dez., 320 pp.
2014 – Crianças e adolescentes migrantes - ano XXII, n. 42 - jan./jun., 296 pp.
2014 – Migrações forçadas - ano XXII, n. 43 - jul./dez., 296 pp.
2015 – Migrações e fronteiras - ano XXIII, n. 44 - jan./jun., 284 pp.
2015 – Criminalização das Migrações - ano XXIII, n. 45 - jul./dez., 324 pp.
2016 – Migraçõs, meios de comunicação e processos comunicacionais - ano XXIV, n. 46 - jan./abr., 220 pp.
2016 – O protagonismo dos migrantes - ano XXIV, n. 47 - mai./ago., 224 pp.
2016 - Movimentos sociais e mobilizações de migrantes e refugiados - ano XXIV, n. 48 - set./dez., 220 pp.
2017 - Migrantes no mercado de trabalho: precarização e discriminação - Vol. 25, n° 49 - Abril, 288 pp.
2017 - Dilemas éticos das migrações - Vol. 25, nº 50 - Agosto, 240 pp.
2017 - Migrações no Mediterrâneo: entre fronteiras e acolhimento - Vol. 25, nº 51 - Dezembro, 216 pp.
2018 - Direito à cidade: segregação e lutas pela cidadania - Vol. 26, n° 52 - Abril, 284 pp.
2018 - Racismos - Vol. 26, n. 53 - Agosto, 252 pp.
2018 - Migrações na África: sujeitos, impactos e desafios - Vol. 26, n. 54 - Dezembro, 264 pp.
2019 - Olhares psicossociais sobre migrantes e refugiados - Vol. 27, n. 55 - Abril, 220 pp.
2019 - Migrantes africanos en América Latina: (in)movilidades y haciendo-lugar - Vol. 27, n. 56 - Agosto, 260 pp.
2019 - Enfoques e perspectivas sobre mobilidade humana - Vol. 27, n. 57 - Dezembro, 252 pp.
2020 - A Sociedade Civil no contexto da mobilidade humana - Vol. 28, n. 58 - Abril, 266. pp.
2020 - Pessoas migrantes e refugiadas LGBTI - Vol. 28, n. 59, Agosto, 248 pp.
2020 - Luchas migrantes y políticas migratorias mesoamericanas - Vol. 28, n. 60, Dezembro, 248 pp.
2021 - Pessoas migrantes e refugiadas em tempos de Covid-19: vilações e resistências - Vol. 29, n. 61, Abril, 272 pp.
2021 - Perspectivas diaspóricas - Vol. 29, n. 62, Agosto, 244 pp.
2021 - Migrants, Refugees, and Displaced Persons in Middle East and North Africa - Vol. 29, n. 63, Dezembro, 246 pp.
2022 - Multiplicação de muros: (i)mobilidades, violações e resistências - Vol. 30, n. 64, Abril, 264 pp.
2022 - Mujeres migrantes y trabajo doméstico - Vol. 30, n. 65, Agosto, 256 pp.
2022 - Arte, migração e transformação - Vol. 30, n. 66, Dezembro, 278 pp.
2023 - Diásporas y movilidades negras en las Américas - Vol. 31, n. 67 , Abril,
2023 - Em fuga de conflitos armados - Vol. 31, n. 68, Agosto, 288 pp.
2023 - Educação, Migação e DIreitos Humanos - Vol. 31, n. 69, Dezembro