Recursos performáticos da mobilidade senegalesa
agenciamentos sonoro-musicais migrantes no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006603Palavras-chave:
migração, percussão sabar, juventudes, África Ocidental, etnomusicologiaResumo
Estar em campo, engajando as vidas móveis de jovens migrantes da África Ocidental envolvidos com os mais variados universos de prática
musical no Brasil, me levou a indagar quais os significados da performance da cultura musical diante das situações contingentes e precárias da mobilidade. A dimensão sonoro-musical é significativa de múltiplas formas na vida das pessoas e intersecciona um mundo real afetado por desigualdades, doenças, conflitos e deslocamentos. Ela também se torna um recurso valioso de ação diante dessas situações. Neste artigo, a partir de um estudo de caso que acompanha os percursos de mobilidade e os agenciamentos de um jovem senegalês no Brasil, exploro como o universo da percussão africana sabar, sua circulação transnacional e seus fluxos transformativos, informam imaginários performáticos de mobilidade que são acionados por jovens da África Ocidental.
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