Cursos migratórios e novas circularidades
migrantes da África Ocidental no Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-85852503880005604Palavras-chave:
Cursos Migratórios, Pesquisa Biográfica, Pertencimento, Deslocamento, África OcidentalResumo
Utilizamos os métodos de entrevista narrativa biográfica e reconstrução de caso biográfico para compreender e explicar as experiências de mobilidade de migrantes da África Ocidental no Brasil. O artigo está fundamentado na sociologia do conhecimento, na sociologia de orientação fenomenológica e na sociologia dos processos e figurações. Os resultados indicam a) a limitação de categorias restritivas para a compreensão do fenômeno, como a baseada em eixos geográficos; b) a necessidade de reconstrução dos deslocamentos anteriores e posteriores dos migrantes para explicar seus cursos migratórios; e c) a tradução dos pertencimentos étnico e religioso e de ativos pessoais e familiares em estratégias que impedem reduzir a explicação das motivações da migração apenas à determinantes estruturais.
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