The educational integration of separated minors: a comparison of the situations in France and Quebec
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1980-85852014000100008Palabras clave:
Endangered children, immigration, unaccompanied minors, crianças em situação de perigo, imigração, menores não acompanhados.Resumen
This article proposes to investigate the educational experiences of thirty-two separated children (unaccompanied minors seeking refuge) in two different regions: the Ile-de-France (Paris) region of France and the province of Quebec in Canada. It allow for a better understanding of the role and the actual place that education has in the integration process of these vulnerable young migrants.
A integração escolar de menores separados: uma comparação entre as situações em França e Quebec
Este artigo se propõe de investigar as experiências educacionais de trinta e duas crianças separadas (menores não acompanhados em busca de refúgio) em duas regiões distintas: a região Ile-de-France (Paris) da França e da província de Quebec, no Canadá. O estudo permite uma melhor compreensão do papel e do lugar que a educação tem no processo de integração destes jovens migrantes vulneráveis.
Todos os artigos da revista REMHU n. 42 estão disponíveis no site SciELO Brasil (www.scielo.br/remhu).
All articles of the journal REMHU n. 42 are available online for free: SciELO Brasil (www.scielo.br/remhu).
Descargas
Número
Sección
Licencia
Los autores/as conservarán plenos derechos de autor sobre su obra y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación, el cuál estará simultáneamente sujeto a la Licença Creative Commons do tipo atribuição BY , que permite a terceros la redistribución, con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores pueden autoarchivar sus manuscritos aceptados, publicarlos en blogs personales, repositorios institucionales y redes sociales académicas, así como publicarlos en sus redes sociales personales, siempre que se incluya la cita completa de la versión original de la revista.