A escola é para todos?

as contradições em torno da presença de estudantes imigrantes nas escolas italianas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006903

Palavras-chave:

estudantes imigrantes, percurso escolar, integração, Itália

Resumo

O artigo reflete sobre algumas contradições relativas à presença de estudantes imigrantes nas escolas e o seu percurso formativo, entre eles, a situação dos menores estrangeiros desacompanhados, o problema do “abandono” e da defasagem escolar e os desafios relativos à tão propalada integração. Abordamos em particular a situação italiana, que se tornou nos últimos 50 anos um país de imigração com a presença de 198 nacionalidades provenientes da Europa (intra e extra Comunidade Europeia), Ásia, África e América. Tantas nacionalidades, etnias, línguas, culturas colocam grandes desafios para as escolas, as quais contam com 10% de imigrantes entre os seus estudantes. Para a análise, tomamos como referência pesquisas, documentos e dados sobre os estudantes imigrantes nas escolas italianas.

Biografia do Autor

Célia Regina Vendramini, UFSC

Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora visitante na Università Ca’Foscari Venezia, Itália, com apoio do CNPq. Doutora em Educação. Florianópolis, SC, Brasil.

Fabio Perocco, Università Ca'Foscari di Venezia

Professor associado do Dipartimento di Filosofia e Beni Culturali, ensina “Teoria sociológica”, “Sociologia das migrações”, “Sociologia das desigualdades”. É  responsável pelo Laboratório de Pesquisa Social.  Dedica-se aos seguintes temas de estudo: desigualdade, migração, racismo, transformação do trabalho. Sobre estes temas, tem participado e conduzido numerosos projetos de pesquisa em âmbito nacional e internacional e produzido artigos e livros. 

 

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

Vendramini, C. R., & Perocco, F. (2023). A escola é para todos? as contradições em torno da presença de estudantes imigrantes nas escolas italianas. REMHU, Revista Interdisciplinar Da Mobilidade Humana, 31(69), 23–39. https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006903