“Lugares de ressonância” e a produção de uma diáspora musical senegalesa no sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006206

Palavras-chave:

Etnomusicologia, Diáspora, Música e Migração, Senegaleses, Rio Grande do Sul

Resumo

A imigração de senegaleses para o Brasil está conectada a uma série de ações que colocaram severas restrições à migração, particularmente em países do Norte Global, e é também parte de um fluxo migratório negro, atraído pelas oportunidades que o país oferecia entre 2010 e 2015. Este artigo trata da produção de uma diáspora musical senegalesa no Sul do Brasil através das experiências, trânsitos e colaborações musicais de um rapper senegalês em Porto Alegre, trabalho oriundo de uma pesquisa etnomusicológica mais ampla entre músicos africanos radicados no estado, realizada entre 2018 e 2019. Na esteira de um interesse consolidado na etnomusicologia pelo estudo das múltiplas relações entre música e migração, busca-se explorar a contribuição crítica desses estudos à noção territorializada da cultura expressiva. Por este prisma, a etnografia participativa contribuiu para se pensar as práticas musicais migrantes para além das concepções que as associam com uma comunidade étnica coesa.

Biografia do Autor

  • Kelvin Venturin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Graduado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Etnomusicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorando em Etnomusicologia, com bolsa CNPq, pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do grupo interdisciplinar de estudos musicais GEM/UFRGS. Porto Alegre, RS, Brasil. Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: kelvinventurin@ gmail.com.

  • Maria Elizabeth Lucas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    É professora titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando nos programas de pós-graduação em Música e em Antropologia Social. Doutora em Etnomusicologia pela University of Texas, Austin (1990) e Mestre em Musicologia pela Eastman School of Music/University of Rochester (1982), coordena o Grupo de Estudos Musicais - GEM/UFRGS, coletivo interdisciplinar de formação e atuação científica no campo da etnomusicologia/antropologia da música. Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: lizabet2008@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-09-13

Como Citar

Venturin, K., & Elizabeth Lucas, M. . (2021). “Lugares de ressonância” e a produção de uma diáspora musical senegalesa no sul do Brasil. REMHU, Revista Interdisciplinar Da Mobilidade Humana, 29(62), 79-97. https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006206

Artigos Semelhantes

31-40 de 317

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.