Contexto migratório internacional e educação escolar fronteiriça

discussão acerca de estudos acadêmicos strictu sensu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-85852503880003202

Palavras-chave:

fronteira, migração pendular, educação Escolar, formação de professores, cultura

Resumo

Este artigo se propôs discutir o contexto educacional dos migrantes internacionais de origem boliviana, sejam residentes ou pendulares, atendidos no sistema educacional municipal de Corumbá, a partir da revisão das pesquisas realizadas nos únicos Programas Strictu Sensu ofertados no município sul-matogrossense. O rol de produções analisadas traz a discussão de problemáticas cotidianas que envolvem o desconhecimento da língua e cultura boliviana, assim como questões sobre a formação inicial e continuada de professores, que podem estar impactando no processo de ensino-aprendizagem desses migrantes.

Biografia do Autor

  • Patricia Teixeira Tavano, UFMS, Corumbá - MS, Brasil.

    Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal. Integrante do Migrafron. Corumbá - MS, Brasil. E-mail: patricia.tavano@ufms.br - Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3145-7818.

  • Marco Aurélio Machado de Oliveira, UFMS, Corumbá - MS, Brasil
    Historiador, Doutor em História Social. Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal. Coordenador do Migrafron. Corumbá - MS, Brasil. E-mail: marco.oliveira@ufms.br - Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3749-6030.

     

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Publicado

2024-09-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Contexto migratório internacional e educação escolar fronteiriça: discussão acerca de estudos acadêmicos strictu sensu. (2024). REMHU, Revista Interdisciplinar Da Mobilidade Humana, 32, e321843. https://doi.org/10.1590/1980-85852503880003202

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