Partir e ficar. Dois mundos unidos pelas trajetórias de migrantes

Autores

  • Maria Aparecida de Moraes Silva
  • Beatriz Medeiros de Melo

Palavras-chave:

Migrações, Trajetórias, Camponeses, Região canavieira paulista

Resumo

A região de Ribeirão Preto é uma das maiores áreas de produção de açúcar e álcool do estado de São Paulo. A grande maioria dos trabalhadores empregados na colheita é constituída por migrantes vindos dos estados do nordeste e do Vale do Jequitinhonha/MG. Objetiva-se neste texto, contribuir para os estudos das migrações a partir de dois exemplos de trajetórias de migrantes para esta região segundo duas técnicas de pesquisa. A primeira delas é referente à análise de três trajetórias de mulheres migrantes do Vale do Jequitinhonha. A segunda, além do estudo da trajetória de um casal migrante do Maranhão, acrescentou-se a técnica da construção cartográfica, a fim de definir o deslocamento nos territórios migratórios.
Palavras-chave: Migrações; Trajetórias; Camponeses; Região canavieira paulista

The region of Ribeirão Preto is one of the largest production areas of sugar and alcohol in the state of São Paulo. The great majority of workers employed in the harvest consists of migrants coming from the northeast states and from the Vale do Jequitinhonha region in Minas Gerais. This article aims to contribute for migrations’ studies, based on two examples of trajectories of migrants to this region, according to two research techniques. The first one regards the analysis of three trajectories of migrant women of the Vale do Jequitinhonha. The second one, besides considering the trajectory of a migrant couple from Maranhão, adjoins a cartographic scrutiny, in order to delineate the displacement in the migratory territories.
Keywords: Migration; Trajectories; Peasants; Sugarcane region in São Paulo

 

Biografia do Autor

  • Maria Aparecida de Moraes Silva
  • Beatriz Medeiros de Melo

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Como Citar

Partir e ficar. Dois mundos unidos pelas trajetórias de migrantes. (2010). REMHU, Revista Interdisciplinar Da Mobilidade Humana, 17(33). http://remhu.csem.org.br/index.php/remhu/article/view/176

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