Solidaridad y Fraternidad. Una nueva clave ético-política para las migraciones
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-85852503880005510Palavras-chave:
solidaridad, política, desobediencia, hospitalidad, migracionesResumo
Este artigo propõe-se analisar, sob uma perspectiva filosófica e política, os debates em torno da figura do "delito de solidariedade"na França, tomando como ponto de partida o caso de Cédric Hérrou, processado e condenado em diversas instâncias, por ter fornecido ajuda a migrantes "sem papéis". Com ênfase na decisão do Conselho Constitucional Francês que, em julho de 2018 e em nome do princípio de Fraternidade, deixou sem efeito o "delito de solidariedade" nos casos em que a ajuda oferecida foi dada por razões puramente humanitárias e dentro do território francês. Consideramos que este caso tem um valor exemplar na hora de pensar os dilemas teóricos, bem como a potência ético-política, das migrações nas ordens democráticas atuais. Palavras-chave: solidariedade, migrações, política, desobediência, hospitalidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que seja reconhecida a autoria e que o trabalho original seja corretamente citado.
Os Autores têm permissão de autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa da versão original da revista.