Vidas interrompidas e futuros suspensos

experiências de estudantes brasileiros em Portugal durante a pandemia Covid-19

Autori

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-85852503880003203%20

Parole chiave:

estudantes internacionais, Portugal, Brasileiros, transnacionalismo, mobilidade

Abstract

Este artigo apresenta uma investigação sobre os desafios enfrentados pelos estudantes brasileiros no ensino superior em Portugal durante a pandemia de Covid-19. Utilizando questionários e entrevistas online, o estudo destaca o impacto significativo da pandemia na mobilidade, estabilidade financeira e saúde mental desses estudantes. Apesar dos desafios que enfrentaram e incertezas sobre suas perspectivas de carreira, os estudantes brasileiros demonstraram resiliência e adaptabilidade. O suporte que tiveram de suas redes de contato e as suas expectativas temporais desempenharam um papel relevante em seus agenciamentos. O estudo ressalta a importância de uma perspectiva transnacional na compreensão dos fatores sociais, econômicos e emocionais que moldam as experiências dos estudantes internacionais, e oferece evidência empírica valiosa para abordar os desafios da mobilidade humana em um contexto global complexo. Os resultados podem ser utilizados para informar o desenvolvimento de políticas e programas que atendam às necessidades dos estudantes internacionais em tempos de crise.

Biografie autore

  • Adelia Verônica Silva, CEG, Laboratório Associado Terra, IGOT, Universidade de Lisboa

    Doutora em Geografia Humana. Investigadora efetiva do Centro de Estudos Geográficos (CEG), Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), Universidade de Lisboa | Laboratório Associado Terra, Portugal, Lisboa. Email: adeliasilva@edu.ulisboa.pt - ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4081-2575.

  • Juliana Chatti Iorio, CEG, Laboratório Associado Terra, IGOT, Universidade de Lisboa

    Doutora em Geografia Humana. Investigadora associada do Centro de Estudos Geográficos (CEG), Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), Universidade de Lisboa | Laboratório Associado Terra, Portugal, Lisboa. Email: julianaiorio@campus.ul.pt - ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3606-2492.

  • Maria Lucinda Fonseca, CEG, Laboratório Associado Terra, IGOT, Universidade de Lisboa

    Doutora em Geografia Humana. Professora Catedrática de Geografia Humana e Estudos das Migrações, no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT), coordenadora científica do grupo de investigação MIGRARE - Migrações, espaços e sociedades, do CEG -Centro de Estudos Geográficos e Diretora do Programa de Doutoramento em Migrações da Universidade de Lisboa. Portugal. Email: fonseca-maria@campus.ul.pt - ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8867-8910.

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, Ana Maria Fonseca. Circulação internacional e formação intelectual das elites brasileiras Campinas: Editora Unicamp, 2004.

ALVES, Elisa; IORIO, Juliana. Da mobilidade estudantil à mobilidade social: os estudantes angolanos, brasileiros e cabo verdianos em Portugal. Finisterra, v. 118, n. 56, p. 221-239, 2021.

ARISTOVNIK, Aleksander; KERŽI?, Damijana; RAVŠELJ, Dejan; TOMAŽEVI?, Nina; UMEK, Lan. Impacts of the COVID-19 pandemic on life of higher education students: A global perspective. Sustainability, v. 12, n. 20, p. 8438, 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo São Paulo: Edições 70, 2011.

CAIRNS, David; FRANÇA, Thais; MALET, Daniel, C.; AZEVEDO, Leonardo. An immobility turn? The Covid-19 pandemic, mobility capital and international students in Portugal. Mobilities, v. 16, n. 6, p. 874-887, 2021.

CAIRNS, David; FRANÇA, Thais; MALET, Daniel, C.; AZEVEDO, Leonardo. Immobility, precarity and the Covid-19 pandemic: the impact of lockdown on international students in Portugal. Journal of Youth Studies, v. 25, n. 9, p. 1301-1315, 2022.

CAROLAN, Clare; DAVIES, Caitlin L.; CROOKES, Patrick; MCGHEE, Stephen; ROXBURGH, Michelle. COVID 19: Disruptive impacts and transformative opportunities in undergraduate nurse education. Nurse education in practice, v. 46, 102807, 2020.

CRESSWELL, Tim. Valuing mobility in a post COVID-19 world. Mobilities, v. 16, n. 1, p. 51-65, 2021.

DE BOER, Harry. COVID-19 in Dutch higher education. Studies in higher education, v. 46, n. 1, p. 96-106, 2021.

ELMER, Timon; MEPHAM, Kieran; STADTFELD, Christoph. Students under lockdown: Comparisons of students’ social networks and mental health before and during the COVID-19 crisis in Switzerland. Plos one, v. 15, n. 7, e0236337, 2020.

FIRANG, David. The impact of COVID-19 pandemic on international students in Canada. International Social Work, v. 63, n. 6, p. 820-824, 2020.

FONSECA, Lucinda; HORTAS, Maria. International Students in Portugal. Canadian Diversity, v. 8, n. 5, p. 98-104, 2011.

GEMELLI, Catia Eli; CERDEIRA, Luísa. Covid-19: impactos e desafios para a educação superior brasileira e portuguesa. Janelas da Pandemia, p. 115-124, 2020.

GOMES, Catherine. Shock temporality: international students coping with disrupted lives and suspended futures. Asia Pacific Education Review, v. 23, n. 3, p. 527-538, 2022.

HARI, Amrita; NARDON, Luciara; ZHANG, Hui. A transnational lens into international student experiences of the COVID?19 pandemic. Global Networks, v. 23, n. 1, p. 14-30, 2023.

IORIO, Juliana. Trajetórias de mobilidade estudantil internacional: estudantes brasileiros no ensino superior em Portugal. (Tese de doutorado) Universidade de Lisboa, Portugal, 2018.

______. The motivations that put Portugal back on the route of Brazilian higher education students. Globalisation, societies and education, v. 19, n. 3, p. 326-342, 2021.

IORIO, Juliana; SILVA, Adélia; FONSECA, Lucinda. O impacto da Covid-19 nos e nas estudantes internacionais no ensino superior em Portugal: uma análise preliminar. Finisterra, v. 55, n. 115, p. 153-161, 2020.

IORIO, Juliana; SILVA, Adélia. Mobility in times of immobility: international students in Portugal during the COVID-19 pandemic. Revista Brasileira de Educação, v. 27, 2022.

LEITE, Denise. Brazilian higher education from a post?colonial perspective. Globalisation, Societies and Education, v. 8, n. 2, p. 219-233, 2010.

MALET, Daniel, C.; CAIRNS, David; FRANÇA, Thais; AZEVEDO, Leonardo. ‘There was no freedom to leave’: Global South international students in Portugal during the COVID-19 Pandemic. Policy Futures in Education, v. 20, n. 4, p. 382-401, 2022.

MALHEIROS, Jorge. Os brasileiros em Portugal-a síntese do que sabemos Lisboa: Acidi, 2007.

MAZZA, Debora. A internacionalização dos processos formativos - a circulação de pessoas, saberes e práticas no campo das Ciências Humanas. In: 32º Encontro Anual da ANPOCS, Outubro 2008.

NUNAN, Carolina; PEIXOTO, João. Crise econômica e retorno dos imigrantes brasileiros em Portugal. REMHU: Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, v. 20, n. 38, p. 233-250, 2012.

ODRIOZOLA-GONZÁLEZ, Paula; PLANCHUELO-GÓMEZ, Alvaro; IRURTIA, Maria; LUIS-GARCÍA, Rodrigo. Psychological effects of the COVID-19 outbreak and lockdown among students and workers of a Spanish university. Psychiatry research, n. 290, 113108, 2020.

ORTIGA, Yasmi; MACABASAG, Romeu. Temporality and acquiescent immobility among aspiring nurse migrants in the Philippines. Journal of Ethnic and Migration Studies, v. 47, n. 9, p. 1976-1993, 2021.

PAPACHARISSI, Zizi. The virtual sphere 2.0: The Internet, the public sphere, and beyond. Routledge handbook of internet politics, p. 230-245, 2009.

PHAN, Huong Le Thanh; TRAN, Ly Thi; BLACKMORE, Jill. Internationalization, student engagement, and global graduates: A comparative study of Vietnamese and Australian students’ experience. Journal of Studies in International Education, v. 23, n. 1, p. 171-189, 2019.

ROCHA, Fabricio. Noções de imigração e cultura na era da globalização: o caso dos estudantes brasileiros da Universidade de Coimbra. Atas do 1º Seminário de Estudos Sobre Imigração Brasileira na Europa, novembro, Barcelona: Facultat de Geografía i Historia Universitat de Barcelona, 2010.

RUSEISHVILI, Svetlana; TRUZZI, Oswaldo. Mobilidade migratória e a pandemia da COVID-19. Contemporânea, v. 10, n. 1, p. 473-485, 2020.

SAHU, Pradeep. Closure of universities due to coronavirus disease 2019 (COVID-19): impact on education and mental health of students and academic staff. Cureus, v. 12, n. 4, 2020.

SALAZAR, Noel. Existential vs. essential mobilities: Insights from before, during and after a crisis. Mobilities, v. 16, n. 1, p. 20-34, 2021.

VAN SCHALKWYK, François. Reflections on the public university sector and the covid-19 pandemic in South Africa. Studies in Higher Education, v. 46, n. 1, p. 44-58, 2021.

WANG, Bingyu. Time, temporality, and (im) mobility: Unpacking the temporal experiences among Chinese international students during the COVID?19. Population, Space and Place, v. 28, n. 5, e2545, 2021.

ZAMBERLAM, Jurandir; CORSO, Giovanni; BOCCHI, Luis; FILIPPIN, Joaquim; KULKAMP, Wladymir. Os estudantes internacionais no processo globalizador e a internacionalização do ensino superior Solidus: Porto Alegre, 2009.

Pubblicato

2024-09-27

Fascicolo

Sezione

Articoli

Come citare

Vidas interrompidas e futuros suspensos: experiências de estudantes brasileiros em Portugal durante a pandemia Covid-19. (2024). REMHU, Revista Interdisciplinar Da Mobilidade Humana, 32, e321837. https://doi.org/10.1590/1980-85852503880003203

Articoli simili

161-170 di 189

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.