Imigrantes muçulmanas em São Paulo: um estudo a partir da psicologia intercultural

Authors

  • Marcia Cristina Zaia

Keywords:

Imigração, Religião, Islã, Psicologia Intercultural

Abstract

Este trabalho tem por objetivo discutir as relações entre religião e imigração, sob uma perspectiva intercultural, através do percurso vivido de mulheres muçulmanas imigrantes na cidade de São Paulo, durante seu processo de aculturação. Este conceito é compreendido neste trabalho a partir de formulações da Psicologia Intercultural, como o resultado inevitável de um contato entre duas culturas, que pode resultar em adoção de estratégias de integração ou separação. Através do estudo de uma minoria pouco estudada no Brasil, apresenta-se a relevância que a religião pode adquirir em um contexto migratório, uma vez que é um dos elementos constituintes da identidade étnica.
Palavras-chave: Imigração; Religião; Islã; Psicologia Intercultural

The purpose of the present work is to discuss the relationship between religion and immigration from an intercultural perspective, through the life history of immigrant Muslim women in the city of São Paulo, Brazil, during their acculturation process. In this concept is understood in this paper from Intercultural Psychology formulations, as inevitable result of a contact between two cultures that may lead to the adoption of either integration or separation strategies. By studying a minority scarcely investigated in Brazil, it is shown the relevance that religion can assume in a migratory context, once it is one of the constituent elements of ethnic identity.
Keywords:  Immigration; Religion; Islam; Cross Cultural-Psychology

Author Biography

  • Marcia Cristina Zaia

How to Cite

Zaia, M. C. (2010). Imigrantes muçulmanas em São Paulo: um estudo a partir da psicologia intercultural. REMHU, Revista Interdisciplinar Da Mobilidade Humana, 15(28). https://remhu.csem.org.br/index.php/remhu/article/view/16

Similar Articles

1-10 of 125

You may also start an advanced similarity search for this article.