Receber, enviar e compartilhar comida: aspectos da migração venezuelana em Boa Vista, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-85852503880005309Palavras-chave:
Comida; Agência; Venezuelanos/as; Brasileiros/as; Boa VistaResumo
O recente deslocamento de venezuelanos/as para Boa Vista- RR vem sendo observando segundo diferentes perspectivas. Um aspecto ainda pouco explorado é o da alimentação. A maioria desses migrantes procura desempenhar alguma atividade produtiva que gere renda para comprar comida e enviar aos familiares na Venezuela. Sujeitam-se a condições precárias de trabalho e vida. As relações sociais envolvidas na circulação dos alimentos nos convidam a refletir sobre a mobilidade humana. Dar comida, receber e comer junto configuram relações assimétricas e simétricas, com brasileiros/as ou entre venezuelanos/as. O artigo enfoca a agência dos/as venezuelanos/as nessas situações. Podem ser provedores de lares distantes, comensais que se vêm como iguais, e pets ou presas do capitalismo brasileiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que seja reconhecida a autoria e que o trabalho original seja corretamente citado.
Os Autores têm permissão de autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa da versão original da revista.