O protagonismo dos brasileiros no exterior e seu papel na defesa e promoção dos próprios direitos. Resultados de uma pesquisa junto a organizações e lideranças de brasileiros e brasileiras no exterior
Palavras-chave:
Brasileiros no Exterior, Associativismo, Promoção de Direitos HumanosResumo
O artigo é o resultado de uma pesquisa realizada pelo Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios – CSEM, junto a grupos organizados de brasileiros e brasileiras residentes no exterior, em vista a avaliar a atuação destes em prol da defesa e da promoção dos direitos humanos. Após uma breve panorâmica sobre a emigração brasileira e uma sucinta análise de dados estatísticos consulares, o texto apresenta o perfil dos grupos organizados pesquisados. Apesar da precariedade dos recursos financeiros disponíveis, da mobilidade e escassez de capital humano e dos limitados apoios governamentais, em geral, essas organizações buscam caminhos de cidadania, desenvolvendo atividades de formação, advocacy e alguns serviços assistenciais, além de ações de resgate da cultura brasileira e de integração no país de chegada.
Palavras-chave: Brasileiros no Exterior, Associativismo, Promoção de Direitos Humanos
The following article is the result of a research accomplished by the Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios – CSEM, along with organized groups of Brazilians living abroad, in order to evaluate their actions in favor of the Human Rights’ protection and promotion. After a brief panorama about the Brazilian emigration and a concise analysis of statistic Consular data, the article presents the profile of the organized groups analyzed. Despite the precarious financial resources available, the mobility and lack of human capital and the limited governmental support; in general, those organizations seek for ways to citizenship, developing educational activities, advocacy and some aid services, in addition to actions aiming to uphold the Brazilian culture and the integration to the arrival country.
Keywords: Brazilians Abroad; Associations of Migrants; Human Rights Promotion
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que seja reconhecida a autoria e que o trabalho original seja corretamente citado.
Os Autores têm permissão de autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa da versão original da revista.