Gênero, sexualidades e deslocamentos: notas etnográficas sobre imigrantes e "refugiados LGBTI" no Norte do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-85852503880005904Palavras-chave:
sexualidade, gênero, refugiados, LGBTI, migrações venezuelanasResumo
Neste trabalho, partimos da emergência da categoria de “refugiados LGBTI” nos anos 2000 e de como ela tem operado no Brasil, para em seguida apresentar uma visão de conjunto em torno da literatura sobre o tema. Num segundo momento, tensionamos essa literatura mobilizando notas etnográficas de pesquisas realizadas num abrigo voltado para refugiados reconhecidos como “LGBTI” em Manaus e na Operação Acolhida em Boa Vista e em Pacaraima, na região Norte do Brasil. Além de oferecer uma contribuição desde a perspectiva antropológica para um tema relativamente novo no entrecruzamento entre refúgio, gênero e sexualidade, o artigo visa também contribuir para as pesquisas sobre as recentes migrações venezuelanas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que seja reconhecida a autoria e que o trabalho original seja corretamente citado.
Os Autores têm permissão de autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa da versão original da revista.