O êxodo venezuelano como fenômeno da migração Sul-Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006308

Palavras-chave:

migrações internacionais, migrações Sul-Sul, migrações venezuelanas, Brasil

Resumo

Este artigo analisa as migrações internacionais contemporâneas da Venezuela para o Brasil desde a perspectiva das migrações Sul-Sul, enquanto um processo de êxodo populacional permeado por reconfigurações nas dinâmicas migratórias socioespaciais. Do ponto de vista do Brasil, compreende-se a existência de diferentes modalidades nesse fluxo migratório para o país ao longo da última década, seja pela [re]composição demográfica e espacial dessa população, ou pela [re]definição dos status migratórios vigentes em um cenário de disputa por categorias, pela agência institucional e pela regulação e gestão das migrações. A partir dos registros administrativos públicos apreende-se a necessidade de uma visão teórico-metodológica crítica do tema que contemple a complexidade do fenômeno em curso e promova a garantia dos princípios de direitos humanos.

Biografia do Autor

João Carlos Jarochisnki Silva, Universidade Federal de Roraima

Diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH/UFRR) e Professor Adjunto C3 na Universidade Federal de Roraima (UFRR) do curso de Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF); Pós-doutor pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Membro da diretoria da ABRI (Associação Brasileira de Relações Internacionais), gestão 2019-2021. Professor vinculado ao PROCAD/Amazônia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), em conjunto com a UFRR e a Universidade Estadual do Norte Temas de pesquisa: migrações internacionais, refúgio e fronteiras, com especial interesse em políticas migratórias.

Rosana Baeninger, NEPO/UNICAMP

Professora Livre- Docente Aposentada, colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Demografia (IFCH) e no Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” da Universidade Estadual de Campinas (NEPO/UNICAMP). Coordenadora do Observatório das Migrações em São Paulo (NEPO/UNICAMP). Temas de pesquisa: migração interna e internacional, urbanização, dinâmica da população.

Downloads

Publicado

2022-01-14

Como Citar

Jarochisnki Silva, J. C. ., & Baeninger, R. (2022). O êxodo venezuelano como fenômeno da migração Sul-Sul. REMHU, Revista Interdisciplinar Da Mobilidade Humana, 29(63), 123–139. https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006308