O compromisso de associações de migrantes, organizações e academia pelos direitos humanos das pessoas em mobilidade

Autores

  • Carmem Lussi

Palavras-chave:

direitos humanos, migrantes, associações de migrantes, organizações da sociedade civil

Resumo

O texto desenvolve-se em três partes principais. Inicialmente apresentam-se algumas reflexões sobre as premissas que caracterizam a abordagem ao tema, em uma perspectiva “a partir de baixo”. Indicam-se algumas particularidades das organizações de base e associações de migrantes respeito à abordagem tipicamente acadêmica, assim como especificidades da herança do compromisso social de organizações de base e elementos da influência dos fluxos migratórios de saída do continente para o Norte ou para a Europa sobre a abordagem popular ao tema nos países de origem. Seguem breves anotações sobre metodologias e objetivos do estudo e do compromisso pelos direitos humanos das pessoas e dos grupos em mobilidade e, enfim, apresentam-se elementos de análise de três tipologias de experiências de organizações de base sobre o tema da mobilidade humana, dos direitos de seus protagonistas e da busca por políticas migratórias norteadas por, ou pelo menos respeitosas dos direitos humanos das pessoas em mobilidade e suas famílias.

 

Todos os artigos da revista REMHU n. 42 estão disponíveis no site SciELO Brasil (www.scielo.br/remhu). 

All articles of the journal REMHU n. 42 are available online for free: SciELO Brasil (www.scielo.br/remhu).


Biografia do Autor

Carmem Lussi

Carmem Lussi. Doutoranda em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, estuda e trabalha com migrantes há mais de 20 anos, entre migrantes internos no Brasil, migrantes italianos e refugiados croatas na Alemanha, migrantes filipinos e latino-americanos na Itália e entre refugiados angolanos na República Democrática do Congo. Publicou dezenas de artigos sobre migrações e temas afins. Foi diretora do CSEM – Centro Scalabriniano de Estudios Migratórios de Brasília, onde dirigiu a revista REMHU, de sua fundação até 2009.

Downloads

Publicado

2013-12-12

Como Citar

Lussi, C. (2013). O compromisso de associações de migrantes, organizações e academia pelos direitos humanos das pessoas em mobilidade. REMHU, Revista Interdisciplinar Da Mobilidade Humana, 21(41). Recuperado de https://remhu.csem.org.br/index.php/remhu/article/view/320

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)