Migração e trabalho doméstico
as experiências das migrantes latino-americanas na Espanha
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006508Palabras clave:
migração, Latino-americanas, trabalho doméstico, EspanhaResumen
Este artigo analisa as experiências de migrantes latino-americanas que trabalham, ou já trabalharam, como domésticas e/ou cuidadoras na Espanha. O texto destaca dois tipos de situações vivenciadas pelas colaboradoras deste estudo, que dizem respeito, em primeiro lugar, à precarização e à desvalorização de seus trabalhos, acarretando exposição à longas jornadas, a baixos salários e, até mesmo, ao não pagamento. Em segundo lugar, situações que se referem às dificuldades, ao assédio e à violência que elas enfrentam em seus ambientes de trabalho. Ambas as situações existem como resultado das desigualdades de gênero, de classe social e de nacionalidade com as quais as migrantes entrevistadas se deparam na Espanha. Nesse sentido, apesar de todas as colaboradoras possuírem a documentação espanhola, elas ainda enfrentam uma segregação laboral que determina que continuem realizando, majoritariamente, os trabalhos de reprodução, sem que haja mobilidade de alcançar outros nichos laborais.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores/as conservarán plenos derechos de autor sobre su obra y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación, el cuál estará simultáneamente sujeto a la Licença Creative Commons do tipo atribuição BY , que permite a terceros la redistribución, con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores pueden autoarchivar sus manuscritos aceptados, publicarlos en blogs personales, repositorios institucionales y redes sociales académicas, así como publicarlos en sus redes sociales personales, siempre que se incluya la cita completa de la versión original de la revista.