Estudantes guineenses no ensino superior em Portugal
barreiras e recomendações
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-85852503880003205Palabras clave:
estudantes guineenses, Ensino Superior, Portugal, barreiras, recomendaçõesResumen
O presente estudo centra-se na experiência dos estudantes internacionais provenientes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa no Ensino Superior em Portugal, concretamente nos guineenses. Pretendeu-se identificar e compreender as barreiras experienciadas na sua trajetória universitária, bem como apresentar recomendações para a melhoria quer da integração social, quer do sucesso académico. Nesta lógica, foram entrevistados onze indivíduos que frequentavam uma universidade portuguesa. Os resultados mostram que os estudantes são confrontados, desde logo, com diversas barreiras que condicionam não só a adaptação e integração social, como a aprendizagem e sobretudo o sucesso. Destacam-se, assim, a morosidade da obtenção dos vistos de estudo, a fraca proficiência na língua portuguesa, a escassez de alojamento e as questões socioculturais. Acrescem ainda as dificuldades financeiras, de adaptação ao novo espaço académico e de aprendizagem. Por fim, apresenta-se um conjunto de recomendações que visa melhorar significativamente a integração e o sucesso deste grupo estudantil em Portugal.
Referencias
AGUIAR, Joyce; SANTIS, Ligia; SIN, Cristina. International Student Mobility in Psychology: an Analysis of Brazilian Students in Portuguese Higher Education. Trends in Psychology, v. 31, p. 582-600, 2023.
ALMEIDA, Michele. As experiências na Terra do Outro: as percepções dos(as) estudantes guineenses sobre estar fora de seu lugar (Dissertação de mestrado). Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Salvador 2019.
ALVES, Elisa; IORIO, Juliana Chatti. Da Mobilidade Estudantil à Mobilidade Social: os estudantes angolanos, brasileiros e cabo-verdianos em Portugal. Finisterra, v. 56, n. 118, p. 221-239, 2021.
AMBRÓSIO, Susana; MARQUES, João Filipe; SANTOS, Lucília; DOUTOR, Catarina. Higher Education Institutions and International Students’ Hindrances: A Case of Students From the African Portuguese-Speaking Countries at Two European Portuguese Universities. Journal of International Students, v. 7, n. 2, p. 367-394, 2017.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo Lisboa: Edições 70, 2014.
BRITO, Vandira. Vivências Adaptativas e desempenho académico dos estudantes Cabo-Verdianos da Universidade de Coimbra (Dissertação de mestrado). Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Coimbra, 2009.
BORGES, Manuela. Migrações e Género: Acerca das migrações guineenses em Portugal. In: 7º Congresso Ibérico de Estudos Africanos Lisboa, 09 a 11 de setembro de 2010.
CÁ, Wilson. A Experiência de Integração Escolar dos Estudantes Guineenses em Portugal: O caso dos Estudantes do 1º Ciclo no ISCTE (Dissertação de mestrado). Instituto Universitário de Lisboa, Departamento de Sociologia, Lisboa, 2015.
CHAVES, Miguel; JESUS, Inês; JERÓNIMO, Joana. Estudantes de Licenciatura dos PALOP em Portugal: mapeamento, problemas e propostas de superação. In: VIEIRA, Maria M.; PAPPÁMIKAIL, Lia (eds.). Desafios para o Ensino Superior Funchal: Imprensa Académica, 2023, p. 135-166.
DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. Introduction: The Discipline and Practice of Qualitative Research. In: DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. (eds.). Collecting and Interpreting Qualitative Materials Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2008, p. 1-43.
DGEEC. Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência. Estatísticas do Ensino Superior Disponível em: Disponível em: http://www.dgeec.mec.pt Acesso em: 19.07.2023.
DJALO, Tcherno. Formação superior e mobilidade social na Guiné-Bissau. In: COSTA, Ana Bénard; FARIA, Margarida Lima (orgs.). Formação Superior e Desenvolvimento: Estudantes universitários africanos em Portugal. Coimbra: Almedina, 2012, p. 245-272.
DOUTOR, Catarina; ALVES, Natália. Estudantes dos PALOP no Ensino Superior Português: conquistas e desafios académicos. Laplage em Revista, v. 6, n. 1, p. 47-60, 2020.
DOUTOR, Catarina; MARQUES, João Filipe; AMBRÓSIO, Susana. A cor da pele no Ensino Superior: experiências de racismo no quotidiano dos estudantes provenientes dos PALOP em Portugal. In: FRAGOSO, António; VALADAS, Sandra (coords.). Estudantes não-tradicionais no Ensino Superior Coimbra: CINEP, 2018, p. 167-186.
FRANÇA, Thais; CAIRNS, David. South-South student migration: Socially integrating students from Portuguese-speaking Africa at UNILAB, Brazil. Globalisation, Societies and Education, v. 18, n. 5, p. 578-588, 2020.
GOMES, Ivanildo Carlos. Integração - desafios e perspetivas: o caso dos estudantes guineenses da UNILAB/Malês (Monografia de Bacharel). Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, São Francisco do Conde, 2022.
GUERREIRO, Carla. A internacionalização do ensino superior português as razões, as estratégias e os desafios (Dissertação de mestrado). Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Porto, 2015.
IÉ, Fidelia; BRANCO, Paulo. Experiências formativas de migrantes guineenses na Universidade Federal do Ceará: Análise fenomenológica. Revista de Psicologia, v. 14, e023011, p. 1-13, 2023.
IORIO, Juliana; NOGUEIRA, Silvia Garcia. O acolhimento de estudantes internacionais: brasileiros e timorenses em Portugal. REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, v. 27, n. 56, p. 197-215, 2019.
JALÓ, Sumaila. Língua portuguesa e colonização - caso da Guiné-Bissau. Buala, 2 de junho 2019. Disponível em Disponível em https://www.buala.org/pt/a-ler/lingua-portuguesa-e-colonizacao-caso-da-guine-bissau Acesso em: 04.12.2023.
LANGA, Ercílio Neves Brandão. Migração estudantil internacional: experiências de inserção de africanos no contexto universitário brasileiro. Terceiro Milênio: Revista Crítica de Sociologia e Política, v. 8, n.1, p. 230-254, 2017.
LARBI, Frank Okai; FU, Wangquian. Practices and challenges of internationalization of higher education in China: international students’ perspective: A case study of Beijing normal university. International Journal of Comparative Education and Development, v. 19, n. 2/3, p. 78-96, 2017.
LIMA, Luciana Sousa. Estudar e Circular entre Fronteiras (In)Transponíveis: A Mobilidade de Mulheres Cabo-verdianas que Cursam Engenharia em Portugal (Tese de doutorado). Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Porto, 2018.
MACHADO, Fernando Luís. Quarenta anos de imigração africana: um balanço. Ler História, n. 56, p. 135-165, 2009.
MAINS, Susan; GILMARTIN, Mary; CULLEN, Declan; MOHAMMAD, Robina; TOLIA-KELLY, Divya; RAGHURAM, Parvati; WINDERS, Jamie. Postcolonial migrations. Social & Cultural Geography, v. 14, n. 2, p. 131-144, 2013.
MENDES, Abubacar. O uso de manuais no ensino-aprendizagem de português na Guiné-Bissau (Dissertação de mestrado). Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Lisboa, 2022.
NADA, Cosmin Ionut; ARAÚJO, Helena Costa. Migration and education: A narrative approach to the experience of foreign students in Portugal. London Review of Education, v. 16, n. 2, p. 308-324, 2018.
NETO, Félix; PINTO, Maria Conceição. Loneliness Among African Migrants Living in Portugal. OBM Neurobiology, v. 6, n. 2, p. 1-17, 2022.
ONWUEGBUZIE, Anthony; LEECH, Nancy. Sampling Designs in Qualitative Research: Making the Sampling Process More Public. The Qualitative Report, v. 12, n. 2, p. 238-257, 2007.
QUEIROZ, Andrea Matias. Experiências formativas em música na construção dos projetos de vida dos jovens: um estudo a partir de entrevistas narrativas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, v. 2, n. 5, p. 470-482, 2017.
RIBEIRO, Renata M. Africanos guineenses: migração para fins estudantis na “Terra da luz” Fortaleza - Ceará. Revista África e Africanidades, n. 28, p. 1-11, 2018.
SANCA, Natalé Augusto João; RÖWER, Joana Elisa. Entre a Permanência no Brasil e o retorno a Guiné-Bissau: Uma análise comparativa entre estudantes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileiro (UNILAB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Instituto de Humanidades e Letras, Redenção, 2018.
SEIBERT, Gerhard. Cabo Verde e São Tomé e Príncipe: Ensino Superior e Trajetórias em Portugal. In: BARRETO, Antónia; COSTA, Ana Bénard (coords.). II Coopedu - África e o Mundo - Livro de Atas. Óbidos: ISCTE-IUL, CEA e ESECS-IPL, 2013, p. 282-308.
SIN, Cristina; TAVARES, Orlanda; NEAVE, Guy. Student Mobility in Portugal: Grappling with Adversity. Journal of Studies in International Education, v. 21, n. 2, p. 120-135, 2017.
TAVARES, Wilton Rosário Semedo. O processo de migração dos jovens guineenses para o acesso a educação superior na UNILAB-CE (Dissertação de Bacharelado). Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Instituto de Humanidades e Letras, Redenção, 2016.
VINAGRE, Vitor. Ser Estudante dos PALOP na Universidade do Algarve: Uma abordagem a partir de histórias de vida (Dissertação de mestrado). Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação, Faro, 2017.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Catarina Doutor
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores/as conservarán plenos derechos de autor sobre su obra y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación, el cuál estará simultáneamente sujeto a la Licença Creative Commons do tipo atribuição BY , que permite a terceros la redistribución, con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores pueden autoarchivar sus manuscritos aceptados, publicarlos en blogs personales, repositorios institucionales y redes sociales académicas, así como publicarlos en sus redes sociales personales, siempre que se incluya la cita completa de la versión original de la revista.