Migração: direito ou subversão?
Palavras-chave:
Migração, direitoResumo
As relações internacionais, hegemonizadas pelo mercado capitalista pretensamente auto-regulado e pelos países altamente industrializados, estão conflitivamente marcadas pela contradição entre a promoção de uma liberdade absoluta para o capital transnacional e o impedimento da liberdade de ir e vir e de livre busca de oportunidades de vida e de trabalho para os migrantes. Essa situação faz com que os milhões de migrantes carreguem consigo, também de forma contraditória, um potencial de luta por um outro mundo já possível, centrado na liberdade e nos direitos de todas as pessoas, e não do capital.
The hegemony of alleged self-regulated capitalist markets and highly industrialized countries distinguishes in a conflictive manner the international relations. It states a contradiction between the promotion of absolute freedom for transnational capital and restrains of migrants’ mobility and their free search for work and ways of lives opportunities. This situation makes millions of migrants contradictorily bring with themselves a potential of fight for an already possible world, oriented not by capital but by freedom and all people rights.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que seja reconhecida a autoria e que o trabalho original seja corretamente citado.
Os Autores têm permissão de autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa da versão original da revista.