A arte enquanto potenciadora de inclusão social de refugiados e imigrantes
Estudos de caso, em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006609Palavras-chave:
refugiados e imigrantes, arte, inclusão, projetosResumo
Refletimos sobre as formas como certos projetos artísticos podem apoiar a resistência às desigualdades, desafiando os sistemas políticos que falham na inclusão de refugiados e imigrantes. Revemos referências bibliográficas para, seguidamente, apresentarmos quatro estudos de caso, em Portugal, que cruzam investigação antropológica e arte inclusiva. Concluímos com recomendações, e apresentamos algumas evidências de como os projetos artísticos que envolvem a integração de migrantes são eficazes a longo prazo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que seja reconhecida a autoria e que o trabalho original seja corretamente citado.
Os Autores têm permissão de autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa da versão original da revista.