Immigrant Song
a mobilidade internacional de bandas de Heavy Metal
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006604Palavras-chave:
Mobilidade Internacional, Imigração, Heavy MetalResumo
O presente estudo objetiva analisar a mobilidade de bandas de Heavy Metal pelo mundo, valendo-se dos grupos que fizeram algum percurso migratório internacional no intuito de se inserirem no mercado musical. Para tal, a pesquisa buscou dados no site Metal Archives, usados na construção de cartogramas e quadros, analisados conforme os conceitos de mobilidade migratória internacional e comunidade transnacional, permitindo chegar a alguns apontamentos gerais sobre fluxos do gênero musical. Os resultados indicam que as bandas migram preferencialmente para os grandes centros financeiros e artísticos do mundo, EUA e Reino Unido, e para países que se destacam na produção de algum subgênero específico do Metal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que seja reconhecida a autoria e que o trabalho original seja corretamente citado.
Os Autores têm permissão de autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa da versão original da revista.