Covid-19 e imigração internacional na Região Metropolitana de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006102%20

Palavras-chave:

Covid-19; Imigração Internacional; Região Metropolitana de São Paulo; Trabalho; Direitos Sociais.

Resumo

A pandemia da Covid-19 tem evidenciado o efeito das múltiplas formas de desigualdades sobre as condições de vida da população. Seu padrão de disseminação demonstra que a metropolização, produto e produtora da mobilidade humana, constitui fator central da expansão do número de casos e de óbitos. O Brasil, país estruturalmente desigual, apresenta dificuldades importantes para entendermos a forma específica com que a Covid-19 afeta os imigrantes, pois a nacionalidade não é um quesito dos registros médico-hospitalares. Este artigo tem como objetivo analisar os impactos da Covid-19 entre imigrantes internacionais na Região Metropolitana de São Paulo, utilizando dados da pesquisa “Impactos da Pandemia de Covid nas Migrações Internacionais” (PUC-MG, UNICAMP, 2020). Abordaremos, especialmente, o perfil sócio-demográfico dos respondentes e os impactos da pandemia nas condições de trabalho e acesso à direitos. Parte de estudo mais amplo em andamento, este artigo visa ainda explicitar as relações entre epidemiologia e mobilidade humana.

Biografia do Autor

Luís Felipe Aires Magalhães, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP)

Coordenador-Adjunto do Observatório das Migrações em São Paulo (NEPO-Unicamp). São Paulo, SP, Brasil. E-mail: lufeaires@gmail.com.

Lucia Bógus, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Professora titular do Departamento de Sociologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: lubogus@uol.com.br.

Rosana Baeninger, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Demografia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UNICAMP. Campinas, SP, Brasil. E-mail: baeninger@nepo.unicamp.br.

Downloads

Publicado

2021-05-12