Negócios étnicos e tecnológicos de brasileiros na Estônia: uma comunidade imigrante em formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006112

Palavras-chave:

Estônia, imigração brasileira, TI, empreendedorismo de imigrantes

Resumo

Uma recente imigração de brasileiros para Estônia é revelada no presente artigo, evidenciando trajetórias dos imigrantes e o surgimento de negócios étnicos e tecnológicos. O país situa-se no seio do Mar Báltico e promove a imigração qualificada, focada na economia digital. Foi aplicado um questionário tipo survey a 65 respondentes brasileiros que vivem na Estônia, sendo complementado por oito entrevistas em profundidade com empreendedores brasileiros e artistas que se empresariam no país. Os pesquisadores apresentam as características dessa comunidade em formação e possíveis caminhos para futuros imigrantes, evidenciando aspectos dos negócios étnicos e interações dos brasileiros com a cultura estoniana, trajetórias migratórias, dificuldades enfrentadas e oportunidades levantadas por esses imigrantes.

Biografia do Autor

Roberto Pessoa de Queiroz Falcão, Universidade Federal Fluminense

Orientador do SEBRAE – Programa Agentes Locais de Inovação (ALI). Doutor em Administração – IAG PUC (2018), Mestre – MSc em Gestão Empresarial pela FGV – EBAPE Rio (2014), Pós Graduado em Marketing pela ESPM (1998), Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa – MG (1992). E-mail: epicanco@id.uff.br.

Eduardo Picanço Cruz, Departamento de Empreendedorismo e Gestão da Universidade Federal Fluminense

Doutor em Engenharia - UFRJ. Professor do departamento de Empreendedorismo e Gestão da UFF

Responsável pelas disciplinas de: "empreendedorismo internacional", "avaliação de investimentos" e "matemática financeira". Projeto de pesquisa principal: Área de empreendedorismo imigrante e empreendedorismo étnico - www.uff.br/mpe-internacional.

E-mail: robertopqfalcao@gmail.com.

Ricardo Ferraz Raatz, Tallinn University of Technology

Mestrado em Gestão de Micro e Pequenas Empresas pela FACCAMP (2017). Possui MBA em Gestão da Cadeia de Fornecimento pela FIPECAFI (2012). Pos graduado em Negocios Internacionais pela UPF, Espanha (2002). Bacharel em Relações Internacionais pela PUC-SP (2000). Tem experiência na área de empreendedorismo, negócios internacionais, internacionalização de empresas e desenvolvimento de negócios. E-mail: ricardo.ferraz@taltech.ee

Downloads

Publicado

2021-05-12