Vidas interrompidas e futuros suspensos

experiências de estudantes brasileiros em Portugal durante a pandemia Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-85852503880003203%20

Palavras-chave:

estudantes internacionais, Portugal, Brasileiros, transnacionalismo, mobilidade

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação sobre os desafios enfrentados pelos estudantes brasileiros no ensino superior em Portugal durante a pandemia de Covid-19. Utilizando questionários e entrevistas online, o estudo destaca o impacto significativo da pandemia na mobilidade, estabilidade financeira e saúde mental desses estudantes. Apesar dos desafios que enfrentaram e incertezas sobre suas perspectivas de carreira, os estudantes brasileiros demonstraram resiliência e adaptabilidade. O suporte que tiveram de suas redes de contato e as suas expectativas temporais desempenharam um papel relevante em seus agenciamentos. O estudo ressalta a importância de uma perspectiva transnacional na compreensão dos fatores sociais, econômicos e emocionais que moldam as experiências dos estudantes internacionais, e oferece evidência empírica valiosa para abordar os desafios da mobilidade humana em um contexto global complexo. Os resultados podem ser utilizados para informar o desenvolvimento de políticas e programas que atendam às necessidades dos estudantes internacionais em tempos de crise.

Biografia do Autor

Adelia Verônica Silva, CEG, Laboratório Associado Terra, IGOT, Universidade de Lisboa

Doutora em Geografia Humana. Investigadora efetiva do Centro de Estudos Geográficos (CEG), Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), Universidade de Lisboa | Laboratório Associado Terra, Portugal, Lisboa. Email: adeliasilva@edu.ulisboa.pt - ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4081-2575.

Juliana Chatti Iorio, CEG, Laboratório Associado Terra, IGOT, Universidade de Lisboa

Doutora em Geografia Humana. Investigadora associada do Centro de Estudos Geográficos (CEG), Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), Universidade de Lisboa | Laboratório Associado Terra, Portugal, Lisboa. Email: julianaiorio@campus.ul.pt - ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3606-2492.

Maria Lucinda Fonseca, CEG, Laboratório Associado Terra, IGOT, Universidade de Lisboa

Doutora em Geografia Humana. Professora Catedrática de Geografia Humana e Estudos das Migrações, no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT), coordenadora científica do grupo de investigação MIGRARE - Migrações, espaços e sociedades, do CEG -Centro de Estudos Geográficos e Diretora do Programa de Doutoramento em Migrações da Universidade de Lisboa. Portugal. Email: fonseca-maria@campus.ul.pt - ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8867-8910.

Referências

ALMEIDA, Ana Maria Fonseca. Circulação internacional e formação intelectual das elites brasileiras Campinas: Editora Unicamp, 2004.

ALVES, Elisa; IORIO, Juliana. Da mobilidade estudantil à mobilidade social: os estudantes angolanos, brasileiros e cabo verdianos em Portugal. Finisterra, v. 118, n. 56, p. 221-239, 2021.

ARISTOVNIK, Aleksander; KERŽI?, Damijana; RAVŠELJ, Dejan; TOMAŽEVI?, Nina; UMEK, Lan. Impacts of the COVID-19 pandemic on life of higher education students: A global perspective. Sustainability, v. 12, n. 20, p. 8438, 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo São Paulo: Edições 70, 2011.

CAIRNS, David; FRANÇA, Thais; MALET, Daniel, C.; AZEVEDO, Leonardo. An immobility turn? The Covid-19 pandemic, mobility capital and international students in Portugal. Mobilities, v. 16, n. 6, p. 874-887, 2021.

CAIRNS, David; FRANÇA, Thais; MALET, Daniel, C.; AZEVEDO, Leonardo. Immobility, precarity and the Covid-19 pandemic: the impact of lockdown on international students in Portugal. Journal of Youth Studies, v. 25, n. 9, p. 1301-1315, 2022.

CAROLAN, Clare; DAVIES, Caitlin L.; CROOKES, Patrick; MCGHEE, Stephen; ROXBURGH, Michelle. COVID 19: Disruptive impacts and transformative opportunities in undergraduate nurse education. Nurse education in practice, v. 46, 102807, 2020.

CRESSWELL, Tim. Valuing mobility in a post COVID-19 world. Mobilities, v. 16, n. 1, p. 51-65, 2021.

DE BOER, Harry. COVID-19 in Dutch higher education. Studies in higher education, v. 46, n. 1, p. 96-106, 2021.

ELMER, Timon; MEPHAM, Kieran; STADTFELD, Christoph. Students under lockdown: Comparisons of students’ social networks and mental health before and during the COVID-19 crisis in Switzerland. Plos one, v. 15, n. 7, e0236337, 2020.

FIRANG, David. The impact of COVID-19 pandemic on international students in Canada. International Social Work, v. 63, n. 6, p. 820-824, 2020.

FONSECA, Lucinda; HORTAS, Maria. International Students in Portugal. Canadian Diversity, v. 8, n. 5, p. 98-104, 2011.

GEMELLI, Catia Eli; CERDEIRA, Luísa. Covid-19: impactos e desafios para a educação superior brasileira e portuguesa. Janelas da Pandemia, p. 115-124, 2020.

GOMES, Catherine. Shock temporality: international students coping with disrupted lives and suspended futures. Asia Pacific Education Review, v. 23, n. 3, p. 527-538, 2022.

HARI, Amrita; NARDON, Luciara; ZHANG, Hui. A transnational lens into international student experiences of the COVID?19 pandemic. Global Networks, v. 23, n. 1, p. 14-30, 2023.

IORIO, Juliana. Trajetórias de mobilidade estudantil internacional: estudantes brasileiros no ensino superior em Portugal. (Tese de doutorado) Universidade de Lisboa, Portugal, 2018.

______. The motivations that put Portugal back on the route of Brazilian higher education students. Globalisation, societies and education, v. 19, n. 3, p. 326-342, 2021.

IORIO, Juliana; SILVA, Adélia; FONSECA, Lucinda. O impacto da Covid-19 nos e nas estudantes internacionais no ensino superior em Portugal: uma análise preliminar. Finisterra, v. 55, n. 115, p. 153-161, 2020.

IORIO, Juliana; SILVA, Adélia. Mobility in times of immobility: international students in Portugal during the COVID-19 pandemic. Revista Brasileira de Educação, v. 27, 2022.

LEITE, Denise. Brazilian higher education from a post?colonial perspective. Globalisation, Societies and Education, v. 8, n. 2, p. 219-233, 2010.

MALET, Daniel, C.; CAIRNS, David; FRANÇA, Thais; AZEVEDO, Leonardo. ‘There was no freedom to leave’: Global South international students in Portugal during the COVID-19 Pandemic. Policy Futures in Education, v. 20, n. 4, p. 382-401, 2022.

MALHEIROS, Jorge. Os brasileiros em Portugal-a síntese do que sabemos Lisboa: Acidi, 2007.

MAZZA, Debora. A internacionalização dos processos formativos - a circulação de pessoas, saberes e práticas no campo das Ciências Humanas. In: 32º Encontro Anual da ANPOCS, Outubro 2008.

NUNAN, Carolina; PEIXOTO, João. Crise econômica e retorno dos imigrantes brasileiros em Portugal. REMHU: Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, v. 20, n. 38, p. 233-250, 2012.

ODRIOZOLA-GONZÁLEZ, Paula; PLANCHUELO-GÓMEZ, Alvaro; IRURTIA, Maria; LUIS-GARCÍA, Rodrigo. Psychological effects of the COVID-19 outbreak and lockdown among students and workers of a Spanish university. Psychiatry research, n. 290, 113108, 2020.

ORTIGA, Yasmi; MACABASAG, Romeu. Temporality and acquiescent immobility among aspiring nurse migrants in the Philippines. Journal of Ethnic and Migration Studies, v. 47, n. 9, p. 1976-1993, 2021.

PAPACHARISSI, Zizi. The virtual sphere 2.0: The Internet, the public sphere, and beyond. Routledge handbook of internet politics, p. 230-245, 2009.

PHAN, Huong Le Thanh; TRAN, Ly Thi; BLACKMORE, Jill. Internationalization, student engagement, and global graduates: A comparative study of Vietnamese and Australian students’ experience. Journal of Studies in International Education, v. 23, n. 1, p. 171-189, 2019.

ROCHA, Fabricio. Noções de imigração e cultura na era da globalização: o caso dos estudantes brasileiros da Universidade de Coimbra. Atas do 1º Seminário de Estudos Sobre Imigração Brasileira na Europa, novembro, Barcelona: Facultat de Geografía i Historia Universitat de Barcelona, 2010.

RUSEISHVILI, Svetlana; TRUZZI, Oswaldo. Mobilidade migratória e a pandemia da COVID-19. Contemporânea, v. 10, n. 1, p. 473-485, 2020.

SAHU, Pradeep. Closure of universities due to coronavirus disease 2019 (COVID-19): impact on education and mental health of students and academic staff. Cureus, v. 12, n. 4, 2020.

SALAZAR, Noel. Existential vs. essential mobilities: Insights from before, during and after a crisis. Mobilities, v. 16, n. 1, p. 20-34, 2021.

VAN SCHALKWYK, François. Reflections on the public university sector and the covid-19 pandemic in South Africa. Studies in Higher Education, v. 46, n. 1, p. 44-58, 2021.

WANG, Bingyu. Time, temporality, and (im) mobility: Unpacking the temporal experiences among Chinese international students during the COVID?19. Population, Space and Place, v. 28, n. 5, e2545, 2021.

ZAMBERLAM, Jurandir; CORSO, Giovanni; BOCCHI, Luis; FILIPPIN, Joaquim; KULKAMP, Wladymir. Os estudantes internacionais no processo globalizador e a internacionalização do ensino superior Solidus: Porto Alegre, 2009.

Downloads

Publicado

2024-04-09

Como Citar

Silva, A. V., Chatti Iorio, J., & Fonseca, M. L. (2024). Vidas interrompidas e futuros suspensos: experiências de estudantes brasileiros em Portugal durante a pandemia Covid-19. REMHU, Revista Interdisciplinar Da Mobilidade Humana, 32, e321837. https://doi.org/10.1590/1980-85852503880003203

Edição

Seção

Artigos