O acolhimento de estudantes internacionais: brasileiros e timorenses em Portugal

Palavras-chave: Mobilidade Estudantil Internacional, Brasil, Portugal, Timor-Leste, acolhimento

Resumo

Este artigo pretende analisar como Portugal tem acolhido os seus estudantes internacionais. Baseando-se em dois projetos de pesquisa em andamento, relativos ao ensino superior português, irá apresentar um estudo comparativo entre o acolhimento que Portugal têm proporcionado aos oriundos do Brasil e do Timor-Leste, na ótica desses alunos. Ambas as investigações possuem uma confluência de interpretações sobre o modo como estes estudantes vêm sendo recebidos nas universidades portuguesas. Conclui-se que neste aspecto ainda há muito a ser feito, como uma maior atenção às dificuldades de brasileiros e timorenses com o Português de Portugal, mais sensibilização dos professores para com os estudantes provenientes de sistemas educacionais distintos, maior divulgação dos serviços disponíveis pelas universidades aos estrangeiros e apoio efetivo e afetivo na chegada ao país.

Biografia do Autor

Juliana Chatti Iorio, Universidade de Lisboa. Lisboa, Portugal. E-mail: juioriobr@hotmail.com.

Juliana Iorio é jornalista freelancer, pesquisadora no MIGRARE (Núcleo de Investigação sobre Migrações, Espaços e Sociedades, do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, em Portugal) e estudante de doutorado no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território desta mesma universidade. O seu projeto de doutorado estuda as “Trajetórias de mobilidade estudantil internacional: estudantes brasileiros no ensino superior em Portugal”, e é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia neste país.
Endereço postal: Rua Elias Garcia, 225, 7ºDto, CP: 2700-319, Amadora, Portugal.
E-mail: julianaiorio@campus.ul.pt/juioriobr@hotmail.com

Silvia Garcia Nogueira, Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande - PB, Brasil. E-mail: silvianogueira_ri@yahoo.com.br

Silvia Garcia Nogueira é professora da Graduação e da Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba, mestre e doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entre 2017 e 2018, como investigadora visitante em estágio pós-doutoral no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, desenvolveu pesquisa intitulada “A cooperação acadêmica sob o paradigma do dom e da hospitalidade: Uma etnografia dos estudantes timorenses em Portugal e no Brasil”, tema sobre o qual vem se dedicando.
Endereço postal: Av. Coronel Miguel Sátiro, 150/202, Cabo Branco, João Pessoa, Paraíba, Brasil. CEP: 58045-110
E-mail: snogueirari@gmail.com

Publicado
2019-09-02