Habitus e capitais migratórios de haitianos no Paraná
Trajetória educacional e inserção profissional em contextos de mobilidades
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006708Palavras-chave:
Haitianos, Paraná, Universidade Federal do Paraná, habitus, capitalResumo
Este artigo analisa a trajetória de pequeno grupo de haitianos que concluíram cursos superiores na Universidade Federal do Paraná (UFPR), entre 2019 e 2021. Em termos concretos, examinamos a relação entre habitus e capitais de cada migrante que frequentou as aulas de português, concluiu os cursos superiores e iniciou sua carreira profissional. A seleção dos entrevistados foi realizada a partir da base de dados de alunos imigrantes e refugiados disponibilizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFPR. Como referencial teórico, utilizamos os conceitos de habitus imigrante e capital migratório, desenvolvidos a partir da Teoria da Prática (Pierre Bourdieu, 1930- 2002). Em síntese, percebe-se que aqueles imigrantes providos de habitus adequados e de capitais específicos foram mais exitosos em seus percursos educacionais e inserção no mercado de trabalho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que seja reconhecida a autoria e que o trabalho original seja corretamente citado.
Os Autores têm permissão de autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa da versão original da revista.