Configuraciones migratorias
Una reflexión en tres escenarios alemanes
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-85852503880005612Palavras-chave:
migración, Alemania, Políticas Migratorias, EtnografíaResumo
Desde 2005, Alemanha é o segundo principal destino migratório global, destras somente dos Estados Unidos. Em 2016, o país recebeu 720.000 solicitações de asilo, convertendo-se no maior receptor de refugiados do mundo. Este cenário deflagrou uma crise migratória e resultou particularmente novo para as regiões alemãs que, na segunda metade do século XX, não foram receptoras de migração internacional. Observando a configuração desta realidade migrante, visitamos sete cidades de três estados alemães entre os dias 2 e 11 de fevereiro. Neste trajeto, conhecemos três diferentes cenários da migração no país. O presente texto descreve e analisa estes espaços a través de um relato etnográfico e de registros fotográficos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que seja reconhecida a autoria e que o trabalho original seja corretamente citado.
Os Autores têm permissão de autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa da versão original da revista.