Estudantes guineenses no ensino superior em Portugal

barreiras e recomendações

Autori

  • Catarina Doutor Universidade do Algarve, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-85852503880003205

Parole chiave:

estudantes guineenses, Ensino Superior, Portugal, barreiras, recomendações

Abstract

O presente estudo centra-se na experiência dos estudantes internacionais provenientes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa no Ensino Superior em Portugal, concretamente nos guineenses. Pretendeu-se identificar e compreender as barreiras experienciadas na sua trajetória universitária, bem como apresentar recomendações para a melhoria quer da integração social, quer do sucesso académico. Nesta lógica, foram entrevistados onze indivíduos que frequentavam uma universidade portuguesa. Os resultados mostram que os estudantes são confrontados, desde logo, com diversas barreiras que condicionam não só a adaptação e integração social, como a aprendizagem e sobretudo o sucesso. Destacam-se, assim, a morosidade da obtenção dos vistos de estudo, a fraca proficiência na língua portuguesa, a escassez de alojamento e as questões socioculturais. Acrescem ainda as dificuldades financeiras, de adaptação ao novo espaço académico e de aprendizagem. Por fim, apresenta-se um conjunto de recomendações que visa melhorar significativamente a integração e o sucesso deste grupo estudantil em Portugal.

Biografia autore

  • Catarina Doutor, Universidade do Algarve, Portugal

    Catarina Doutor, Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) e Investigadora no Centro de Investigação de Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD) da Universidade do Algarve. Doutora em Educação (Universidade de Lisboa). E-mail: cdoutor@ualg.pt. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1160-5411.

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Pubblicato

2024-09-27

Fascicolo

Sezione

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Come citare

Estudantes guineenses no ensino superior em Portugal: barreiras e recomendações. (2024). REMHU, Revista Interdisciplinar Da Mobilidade Humana, 32, e321848. https://doi.org/10.1590/1980-85852503880003205

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