Mobility
DOI:
https://doi.org/10.1590/10.1590/1980-85852503880005702Palavras-chave:
mobilidade, imobilidade, migração, teoria, metodologiaResumo
Os conceitos de migração e mobilidade com certeza se cruzam, mas não são sinônimos. Enquanto a migração, por definição, implica mobilidade, estudos de migração têm privilegiado estudar outros aspectos do processo migratório. Este artigo analisa (i)mobilidades migratórias e metodologias para estudá-las e reflete criticamente sobre a utilidade dos estudos de mobilidade como uma lente analítica para o estudo da migração humana. A falta de dados empíricos sugere que precisamos de estudos comparativos mais sistemáticos sobre como as mobilidades migratórias são geradas e facilitadas na vida cotidiana, assim como reprimidas por circuitos e instituições específicas de mobilidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que seja reconhecida a autoria e que o trabalho original seja corretamente citado.
Os Autores têm permissão de autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa da versão original da revista.