O acolhimento de estudantes internacionais: brasileiros e timorenses em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-85852503880005611Palavras-chave:
Mobilidade Estudantil Internacional, Brasil, Portugal, Timor-Leste, acolhimentoResumo
Este artigo pretende analisar como Portugal tem acolhido os seus estudantes internacionais. Baseando-se em dois projetos de pesquisa em andamento, relativos ao ensino superior português, irá apresentar um estudo comparativo entre o acolhimento que Portugal têm proporcionado aos oriundos do Brasil e do Timor-Leste, na ótica desses alunos. Ambas as investigações possuem uma confluência de interpretações sobre o modo como estes estudantes vêm sendo recebidos nas universidades portuguesas. Conclui-se que neste aspecto ainda há muito a ser feito, como uma maior atenção às dificuldades de brasileiros e timorenses com o Português de Portugal, mais sensibilização dos professores para com os estudantes provenientes de sistemas educacionais distintos, maior divulgação dos serviços disponíveis pelas universidades aos estrangeiros e apoio efetivo e afetivo na chegada ao país.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que seja reconhecida a autoria e que o trabalho original seja corretamente citado.
Os Autores têm permissão de autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa da versão original da revista.