Quando o deslocamento acadêmico e a internacionalização se intersectam, diferentes abordagens para inclusão no Ensino Superior

Contribuições do Programa de Acolhida a Cientistas Ucranianas, Paraná - Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006809

Palabras clave:

Acadêmicos deslocados, Internacionalização, Diplomacia científica , Ucrânia, Conflitos armados

Resumen

As universidades possuem um papel único em facilitar a integração de cientistas deslocados na comunidade acadêmica, promovendo a inclusão. Simultaneamente, instituições de ensino superior ao redor do mundo estão cada vez mais enfatizando a internacionalização, visando atrair e apoiar um corpo docente e discente diverso. Este artigo tem como objetivo discutir como as iniciativas focadas na integração de cientistas deslocados no ensino superior brasileiro se relacionam com os esforços de internacionalização institucional. Examinamos o Programa de Acolhida a Cientistas Ucranianas, Paraná, Brasil. Ao combinar análise de literatura/documentos e entrevistas com atoreschave, examinamos a motivação inicial das universidades e participantes, e as externalidades resultantes da implementação para fornecer algumas reflexões. O estudo revela que o programa tem o potencial de fazer uma contribuição significativa para a internacionalização e diversidade no ensino superior, e simultaneamente, abordar questões de justiça social.

Biografía del autor/a

  • Elisa De Carvalho, Sapienza Università di Roma/Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Ph.D. Candidate at Sapienza Università di Roma/Technological University of Paraná. Master’s degree in administration sciences from Université Laval - Canada (2017). De Carvalho is a senior officer at the International Relations Office at the Federal University of Paraná. E-mail: elisacristina.decarvalho@uniroma1.it.

  • Klarissa Ribeiro Valero Saes, Universidade Federal do Paraná

    Ph.D. Candidate at the Federal University of Paraná. She holds a master’s degree in public policy from the Federal University of Paraná (2018). Saes is a senior officer at the International Relations Office at the Federal University of Paraná. E-mail: klarissavalero@ufpr.br.

  • Maria Lucia Figueiredo Gomes de Meza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    doctor in Economic Development from the Federal University of Paraná-UFPR (2003) and a master’s degree in production engineering from the Federal University of Rio de Janeiro-UFRJ/COPPE. She is a professor at the Federal Technological University of Paraná-UTFPR, working in the professional masters and doctorate programs in Public Planning and Governance. E-mail: malumeza2@gmail.com.

Referencias

AKKAD, Ahmad. Displaced Syrian academics: unheard voices in academia. Forced Migration Review, n. 70, p. 55–58, 2022.

BISCHOFF, Viviane. As ações públicas de internacionalização da educação superior no Brasil e o seu alinhamento com a política externa brasileira no Governo Dilma Rousseff 2011-2014. 2017. Available at: <http://hdl.handle.net/10183/158147>. Accessed on: 14.02.2023.

CALSAVARA, Fabio. Como o Paraná ganhou a maior comunidade ucraniana no país e como sua cultura foi preservada. Gazeta do Povo - Sociedade, 2023. Available at: <https://www.gazetadopovo.com.br/Paraná/como-o-Paraná-ganhou-a-maior-comunidade-ucraniana-no-pais-e-como-sua-cultura-foi-preservada/>. Accessed on: 07.04.2023.

CAVALCANTI, Leonardo; DE OLIVEIRA, Tadeu; SILVA, Bianca G. Relatório Anual OBMigra 2022. Brasilia: OBMigra, 2022.

DE CARVALHO, Elisa; PERELLES, Elisa; FIGUEIREDO GOMES DE MEZA, Maria Lucia. Situação de Refúgio e Ensino Superior nas IFES: um passo em direção à Integração? Revista Territorialidades, v. 1, n. 2, p. 10-24, 2020. Available at: <https://doi.org/10.17648/revistaterritorialidades-v1n2-2>.

DIONÍSIO, Bibiana. Comunidade ucraniana comemora 120 anos de imigração para o Brasil. G1 – Paraná, 2011. Available at: <https://g1.globo.com/pr/Paraná/noticia/2011/05/comunidade-ucraniana-comemora-120-anos-de-imigracao-para-o-brasil.html>. Accessed on: 07.04.2023.

DOLINSKI, Ivo. Os 131 anos da imigração ucraniana e a importância da etnia para o Brasil e para a nossa região. Jornal Comércio, 2022. Available at: <https://www.vvale.com.br/jornalocomercio/uma-visita-ao-passado/os-131-anos-da-imigracao-ucraniana-e-a-importancia-da-etnia-para-o-brasil-e-para-a-nossa-regiao/>. Accessed on: 07.04.2023.

DRYDEN-PETERSON, Sarah. Refugee Education: The Crossroads of Globalization. Educational Researcher, v. 45, n. 9, p. 473-482, 2016. Available at: <https://doi.org/10.3102/0013189X16683398>.

DUKHOVYCH, Svitlana; LUBOV, Deborah Castellano. Ukraine faces “an education crisis and long-term brain drain”. Vatican News, 2022. Available at: <https://www.vaticannews.va/en/church/news/2022-09/ukrainian-parliamentarian-warns-of-education-brain-drain.html>. Accessed on: 09.03.2023.

ERGIN, Hakan; DE WIT, Hans; LEASK, Betty. Forced Internationalization of Higher Education: An Emerging Phenomenon. International Higher Education, n. 97, p. 7-9, 2019. DOI: 10.6017/ihe.2019.97.10938. Available at: <https://ejournals.bc.edu/ index.php/ihe/article/view/10938>.

FERREIRA, Alisson Vinícius Silva; LODETTI, Mariá Boeira; BORGES, Lucienne Martins. Recomeço: O sofrimento psíquico na imigração involuntária e a política de inclusão nas universidades brasileiras. REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, v. 29, n. 63, p. 141-158, 2021. Available at: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-85852021000300141&tlng=pt>.

FIERROS-PESQUEIRA, Emma; CASTILLO-FEDERICO, Diana. Forced Migration of Displaced Scholars in the 20th Century and Its Impact in the Circulation of Knowledge and Ideas. Ágora de heterodoxias, v. 8, n. 2, p. 36-46, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.7682871. Available at: <http://doi.org/10.5281/zenodo.7682871>.

FUNDACAO ARAUCARIA. Chamada Pública 09/2022 - Programa de Acolhida a Cientistas Ucranianas - Fluxo Contínuo. 2022a.

______. Chamada Pública 10/2022 - Programa Institucional Universidades Amig@s: Acolhimento extensionista aos cientistas ucranianos - Fluxo Contínuo. 2022b.

GALAZZI, Sena; MCGRATH, Peter F. Fast and Slow Issues in Science Diplomacy: Towards an Equitable Global Metis of Science Diplomacy. Science Diplomacy, v. 4, n. 3, p. 13–17, 2021. Available at: <https://www.interacademies.org/publication/fast-and-slow-issues-science-diplomacy-towards-equitable-global-metis-science-diplomacy>. Accessed on: 31.07.2023.

GHAZZOUL, Nahed. The unheard voices. At-risk Syrian academics in Jordan, Lebanon, and Turkey. In: AXYNIOVA, Vera; KOHSTALL, Florian; RICHTER, Carola (eds.). Academics in Exile. Wetzlar: Majuskel Medienproduktion GmbH, 2022, p. 233-248. DOI: 10.14361/9783839460894-012. Available at: <https://www.transcript-open.de/doi/10.14361/9783839460894-012>.

GLUCKMAN, Peter D.; TUREKIAN, Vaughan C.; GRIMES, Robin W.; KISHI, Teruo. Science Diplomacy: A Pragmatic Perspective from the Inside. Science & Diplomacy, v. 6, n. 4, p. 1-13, 2017.

KNIGHT, Jane. Knowledge Diplomacy: What Are the Key Characteristics? International Higher Education, n. 100, p. 38-39, 2020. Available at: <https://ejournals.bc.edu/index.php/ihe/article/view/14243>. Accessed on: 15.02.2023.

MARYL, Maciej; IVASHCHENKO, Oleksandra V.; REINFELDS, Matiss; REINSONE, Sanita; ROSE, Michael E. Addressing the needs of Ukrainian scholars at risk. Nature Human Behaviour, v. 6, n. 6, p. 746-747, 2022. Available at: .

McGRATH, Peter F.; LEMPINEN, Edward W. The integration of refugee and displaced scientists creates a win-win situation. UNESCO Science Report, 2021, p. 20-23. Available at: <https://doi.org/10.18356/9789210058575c008>.

NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Knowledge and Diplomacy: Science Advice in the United Nations System. Washington, D.C.: National Academies Press, 2002. DOI: 10.17226/10577. Available at: <http://www.nap.edu/catalog/10577>.

NYE, Joseph S. Public diplomacy and soft power. Annals of the American Academy of Political and Social Science, v. 616, n. 1, p. 94-109, 2008. Available at: <https://doi.org/10.1177/0002716207311699>.

______. Soft power: the means to success in world politics. New York, NY: PublicAffairs, 2004.

OBMIGRA. 2011-2020: uma década de desafios para a imigração e refúgio no Brasil. Brasilia: OBMigra, 2021.

OECD. The future of science in Ukraine: Actions now will affect post-war recovery. Tackling the policy challenges - Browse OECD contributions, 2022.

OLEKSIYENKO, Anatoly; TEREPYSHCHYI, Serhii; GOMILKO, Olga; SVYRYDENKO, Denys. ‘What Do You Mean, You Are a Refugee in Your Own Country?’: Displaced Scholars and Identities in Embattled Ukraine. European Journal of Higher Education, v. 11, n. 2, p. 101-118, 2021. Available at: <https://doi.org/10.1080/21568235.2020.1777446>.

OTERO, Guilherme Arosa Prol; LOTTA, Gabriela Spanghero. International Migration and Federative Co-ordination in Brazil: São Paulo and Porto Alegre Case Studies between 2013 and 2016. Contexto Internacional, v. 42, n. 2, p. 277-301, 2020. Available at: <https://doi.org/10.1590/s0102-8529.2019420200004>.

RUNGIUS, Charlotte; FLINK, Tim; DEGELSEGGER-MÁRQUEZ, Alexander. State-of-the-art report: summarizing literature on science diplomacy cases and concepts. 2018. Available at: <https://www.s4d4c.eu/wp-content/uploads/2018/08/S4D4C_State-of-the-Art_Report_DZHW.pdf>.

SAES, Klarissa Valero Ribeiro; INVERNIZZI, Noela. A política de internacionalização na pós-graduação brasileira: efetividade da mobilidade acadêmica para internacionalizar a produção científica e a colaboração internacional. Revista Iberoamericana de Educación Superior, no prelo, 2023.

SMAILI, Soraya S. Migrants, post-colonialism and fundamentalism: Links between East and West and the issue of Islam. Psicologia USP, v. 26, n. 2, p. 145-151, 2015. Available at: <https://doi.org/10.1590/0103-6564D20150002>.

STREITWIESER, Berhard; MILLER-IDRISS, Cynthia; WIT, Hans de. Higher Education’s Response to the European Refugee Crisis. In: WIT, Hans de; GACEL-ÁVILA, Jocelyne; JONES, Elspeth; JOOSTE, Nico (eds.). The Globalization of Internationalization Emerging Voices and Perspectives. London: Routledger, 2017, p. 29-39.

STREITWIESER, Bernhard; MILLER-IDRISS, Cynthia; WIT, Hans de. Higher Education’s Response to the European Refugee Crisis: Challenges, Strategies and Opportunities. Washington: [s. n.], 2016. Available at: <https://gsehd.gwu.edu/sites/g/files/zaxdzs4166/files/2021-10/bernhard_streitwieser_working_paper_10.2016_final. pdf>. Accessed on: 06.04.2023.

STREITWIESER, Bernhard; ROCHE, Jane; DUFFY-JAEGER, Kathryn; DOUMAN, Bronwyn. Universities as Global Advocates: Empowering Educators to Help Refugees and Migrants. The University Alliance for Refugees and At-Risk Migrants, 2018.

TAM, Lisa; AYHAN, Kadir Jun. Evaluations of people, affection, and recommendation for a host country: A study of Global Korea Scholarship (GKS) recipients. Politics and Policy, v. 49, n. 6, p. 1292-1307, 2021. Avalable at: <https://doi.org/10.1111/polp.12438>.

TUREKIAN, Vaughan C. Building a National Science Diplomacy System. Science & Diplomacy, v. 1, n. 4, 2012. Available at: <http://www.sciencediplomacy.org/editorial/2012/building-national-science-diplomacy-system>.

______. The Evolution of Science Diplomacy. Global Policy, v. 9, November, p. 5-7, 2018. Available at: <https://doi.org/10.1111/1758-5899.12622>.

UNHCR. Cátedra Sérgio Vieira de Mello. UNHCR - Brasil. [n.d] Available at: <https://www.acnur.org/portugues/catedra-sergio-vieira-de-mello/>. Accessed on: 07.04.2023.

UNHCR. Global Trends: Forced Displacement in 2021. Copenhagen: UNHCR - United Nations High Commissioner for Refugees, 2022. Available at: <https://www.unhcr.org/62a9d1494/global-trends-report-2021>.

______. Global Trends: Forced Displacement in 2022. Copenhagen: UNHCR - United Nations High Commissioner for Refugees, 2023. Available at: <https://www.unhcr.org/sites/default/files/2023-06/global-trends-report-2022.pdf>.

______. Ukraine Refugee Situation. 2023. Operational Data Portal. Available at: <https://data.unhcr.org/en/situations/ukraine>.

Descargas

Publicado

2023-09-13

Cómo citar

Quando o deslocamento acadêmico e a internacionalização se intersectam, diferentes abordagens para inclusão no Ensino Superior: Contribuições do Programa de Acolhida a Cientistas Ucranianas, Paraná - Brasil. (2023). REMHU, Revista Interdisciplinar Da Mobilidade Humana, 31(68), 133-148. https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006809

Artículos similares

21-30 de 36

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.