Para além da integração
o papel da philia na experiência migratória de professores de línguas no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006810Palabras clave:
integração, philia, experiência migratória, comunicaçãoResumen
Após apontar problemas conceituais na forma convencional de pesquisar integração de migrantes, usamos teoria da comunicação para defender que investigar o discurso positivo de migrantes sobre suas trajetórias depende de analisar seu estabelecimento de philia no país de acolhimento. Em seguida, apresentamos um estudo qualitativo realizado com cinco migrantes que trabalham como professores numa escola de idiomas no Rio de Janeiro. Exploramos suas experiências segundo três categorias: conexão com brasileiros, conexão com a brasilidade, e convergência identitária para o Brasil. Este artigo conclui que, embora os entrevistados citem alguns dos mesmos indicadores usados para mensurar a integração em trabalhos convencionais da academia (língua e emprego, por exemplo) em seus discursos sobre o país, os significados específicos desses fatores são entendidos apenas ao relacioná-los às trocas intersubjetivas e à philia dos participantes no Brasil.
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