O compromisso de associações de migrantes, organizações e academia pelos direitos humanos das pessoas em mobilidade
Palavras-chave:
direitos humanos, migrantes, associações de migrantes, organizações da sociedade civilResumo
O texto desenvolve-se em três partes principais. Inicialmente apresentam-se algumas reflexões sobre as premissas que caracterizam a abordagem ao tema, em uma perspectiva “a partir de baixo”. Indicam-se algumas particularidades das organizações de base e associações de migrantes respeito à abordagem tipicamente acadêmica, assim como especificidades da herança do compromisso social de organizações de base e elementos da influência dos fluxos migratórios de saída do continente para o Norte ou para a Europa sobre a abordagem popular ao tema nos países de origem. Seguem breves anotações sobre metodologias e objetivos do estudo e do compromisso pelos direitos humanos das pessoas e dos grupos em mobilidade e, enfim, apresentam-se elementos de análise de três tipologias de experiências de organizações de base sobre o tema da mobilidade humana, dos direitos de seus protagonistas e da busca por políticas migratórias norteadas por, ou pelo menos respeitosas dos direitos humanos das pessoas em mobilidade e suas famílias.
Todos os artigos da revista REMHU n. 42 estão disponíveis no site SciELO Brasil (www.scielo.br/remhu).
All articles of the journal REMHU n. 42 are available online for free: SciELO Brasil (www.scielo.br/remhu).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que seja reconhecida a autoria e que o trabalho original seja corretamente citado.
Os Autores têm permissão de autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa da versão original da revista.