Negócios étnicos e tecnológicos de brasileiros na Estônia: uma comunidade imigrante em formação
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006112Palavras-chave:
Estônia, imigração brasileira, TI, empreendedorismo de imigrantesResumo
Uma recente imigração de brasileiros para Estônia é revelada no presente artigo, evidenciando trajetórias dos imigrantes e o surgimento de negócios étnicos e tecnológicos. O país situa-se no seio do Mar Báltico e promove a imigração qualificada, focada na economia digital. Foi aplicado um questionário tipo survey a 65 respondentes brasileiros que vivem na Estônia, sendo complementado por oito entrevistas em profundidade com empreendedores brasileiros e artistas que se empresariam no país. Os pesquisadores apresentam as características dessa comunidade em formação e possíveis caminhos para futuros imigrantes, evidenciando aspectos dos negócios étnicos e interações dos brasileiros com a cultura estoniana, trajetórias migratórias, dificuldades enfrentadas e oportunidades levantadas por esses imigrantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que seja reconhecida a autoria e que o trabalho original seja corretamente citado.
Os Autores têm permissão de autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa da versão original da revista.