La centralidad de las migraciones en la reproducción de las sociedades avanzadas
DOI:
https://doi.org/10.1590/10.1590/1980-85852503880005707Palavras-chave:
Reproduction, Demographic Replacement, Social InequalityResumo
Migrações internacionais ocupam um lugar central na reprodução de sociedades avançadas. Como componente demográfico, contribuem para preencher as lacunas deixadas pelo envelhecimento e declínio das taxas de natalidade e, assim, apoiar a reprodução demográfica da população. Como força de trabalho, contribuem para cobrir os déficits de trabalho e sustentar a acumulação de capital e a reprodução da economia. Como trabalhadores, inserem-se preferencialmente em tarefas de reprodução cotidiana das classes média e alta, contribuindo para sustentar seus modos de vida e padrões de consumo em um mundo globalizado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que seja reconhecida a autoria e que o trabalho original seja corretamente citado.
Os Autores têm permissão de autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa da versão original da revista.