Famílias imigrantes e escolas em Barcelona: expectativas e realidades
Abstract
O presente artigo apresenta alguns dos resultados da pesquisa de doutorado intitulada “Diálogo família e escola em contexto de diversidade”, realizada no Departamento de Didática e Organização Educativa da Universidade de Barcelona. O foco principal da pesquisa foi analisar as formas de comunicação entre famílias latinoamericanas e escolas catalanas para alcançar o apoio educativo dos menores imigrantes; descrever, compreender e interpretar as representações das famílias e de professores/a de educação primária acerca da comunicação em contexto de diversidade cultural e as implicações destas representações para o processo de construção do diálogo intercultural. O estudo de uma temática desta natureza se faz relevante dentro do âmbito das políticas global, nacional e local, através do desafio posto para a convivência e o diálogo intercultural em âmbito geral, em particular, no âmbito da educação.
Palavras chave: Escola; Família; Imigrações; Diálogo Intercultural.
This article presents some of the results of the PhD thesis entitled, “Dialogue, family, and school in the context of diversity”, done at the Department of Didactics and Educational Organization of the University of Barcelona. The main focus of the research was to analyze the forms of communication between Latin-American families and Catalan schools in order to gain educational support for immigrant minors; to describe, understand and interpret the representations of families and primary school teachers on communication in a context of cultural diversity and the implications of these representations for the construction process of intercultural dialogue. The study of a theme of this nature is relevant within the context of global, national and local policies, due to the challenge of coexistence and intercultural dialogue at a general level, particularly in education.
Keywords: School; Family; Immigrations; Intercultural Dialogue.
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