Emoções, sentimentos de nostalgia e sofrimento psíquico: a dimensão dos afetos nas experiências e memórias de uma comunidade de migrantes:

Palavras-chave: memória, afetos, migração, nostalgia, sofrimento

Resumo

O presente artigo insere-se no bojo do debate em torno dos conceitos de memória, experiência, subjetividade e suas relações com a história oral. Com base em bibliografia especializada e na análise de fontes orais de migrantes/ocupantes da ocupação Fazenda Caveirinha, no final dos anos de 1970 e início de 1980 (na região noroeste da cidade de Goiânia-GO), identificamos e buscamos compreender a manifestação de uma recorrência de temporalidades comuns às falas de depoentes perpassadas por emoções e sentimentos de nostalgia e pelo sofrimento psíquico. Assim, as falas são analisadas como universo de valores e tradições, costumes e hábitos, experimentados e rememorados cotidianamente pelos sujeitos desse movimento social enquanto dimensões constitutivas e constituídas do e no mesmo.

 

Biografia do Autor

Edmar Aparecido de Barra e Lopes, Universidade Federal de Goiás-UFG (Faculdade de Ciências Sociais)

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-SP), professor adjunto da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) no âmbito da Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiás - GO, Brasil. Email: ed.clio@ hotmail.com.

Publicado
2019-12-06