Chamada de artigos: REMHU n. 61 (abril 2021) e n. 62 (agosto 2021)

2018-05-09

número 61 da Revista, de abril de 2021, incluirá um dossiê sobre o tema: “COVID-19, Estado de emergência e migrações” (data limite para entrega dos artigos, 10 de janeiro de 2021).

O objetivo do dossiê é analisar a conjuntura marcada pela pandemia da COVID-19 em relação a pessoas migrantes e refugiadas, com todas as suas implicações em termos de direitos humanos e (i)mobilidade, destacando também as práticas de resistência por parte das pessoas diretamente envolvidas ou organizações  solidárias.

Além disso, o dossiê pode focar também a possível implementação de um "estado de emergência" ou "exceção", motivado por razões de egurança, ordem ou saúde pública, como técnica governamental destinada à suspensão de direitos ou à eliminação física ou social "de categorias inteiras de cidadãos que, por qualquer razão, pareçam não integráveis ao sistema político" (Agamben, p. 13).

Alguns dos temas que podem ser abordados:

- Os sujeitos migrantes (migrações irregulares, femininas e LGBT) no contexto da pandemia da COVID-19.

- Estratégias de resistência e resiliência diante da pandemia.

- Estratégias de (i)mobilidade no contexto da pandemia.

- Práticas solidárias por parte da sociedade organizada junto a pessoas migrantes e refugiadas no contexto da pandemia.

- Estado de emergência/exceção, políticas migratórias e suspensão/redução de direitos de pessoas migrantes e refugiadas.

****

número 62 da Revista, de agosto de 2021, incluirá um dossiê sobre o tema: “DIÁSPORAS MIGRATÓRIAS” (data limite para entrega dos artigos, 10 de abril de 2021).