Imigração e periferias urbanas: experiências haitinanas em São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006210

Palavras-chave:

Imigração haitiana, periferia, migrações Sul-Sul

Resumo

Este artigo discute as formas como imigrantes haitianos se estabelecem nas periferias de São Paulo tomando o caso particular do distrito de Guaianases, distrito do extremo leste da capital paulista. Busca entender as mediações que operam no acesso desses imigrantes à moradia, entendendo-se que é a partir daí que pode se estabelecer, ou não, uma abertura mais ampla para o acesso à cidade e aos direitos. O artigo se baseia em pesquisa qualitativa, notadamente entrevistas e observação etnográfica e usa como referencial teórico a bibliografia sobre migrações do Sul Global (migrações Sul-Sul).

Biografia do Autor

Erika Andrea Butikofer, Universidade Federal do ABC

Mestranda em Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do ABC. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: erika.butikofer@ufabc.edu.br.

Eliane Alves da Silva, Universidade Federal do ABC

Pesquisadora de Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC (PCHS/UFABC). Doutora em Sociologia (2011) pela Universidade de São Paulo, onde se formou em Ciências Sociais (2002). Experiência na área de Sociologia Urbana e Políticas Públicas, com ampla atividade de pesquisa acadêmica. Trabalho nos seguintes temas: conflitos fundiários, judicialização, direitos e políticas sociais. São Paulo, SP, Brasil. Email: elalves2014@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-09-13