Refugee crisis representation on German online press: The case of Aylan Kurdi
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-85852503880005107Palavras-chave:
Hate discourse, Social Media, European migration crisis, digital journalism, cyber-ethicsResumo
Este artigo examina a representação presente em notícias digitais sobre a crise dos refugiados sírios e a configuração das opiniões do leitor na Alemanha. A coleta de dados será abordada a partir da revisão de notícias on-line na Alemanha e de comentários do leitor relacionados com um acontecimento notável durante a atual crise de migração na Europa: a notícia sobre a criança Aylan ou Alan Kurdi, que se afogou na costa da Turquia em 2 de setembro de 2015. O objetivo principal deste trabalho é compreender o papel da representação midiática da crise nas opiniões dos alemães. Como a mídia forma as reações públicas a favor e contra a ajuda aos refugiados? E que tipo de ações as autoridades europeias poderiam assumir para proteger os direitos humanos dos refugiados e para diminuir o discurso de ódio on-line.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que seja reconhecida a autoria e que o trabalho original seja corretamente citado.
Os Autores têm permissão de autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa da versão original da revista.