Migração e usos sociais do Facebook: uma aproximação à webdiáspora senegalesa no Rio Grande do Sul

Autores

  • Liliane Dutra Brignol Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Nathália Drey Costa Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-85852503880004607

Palavras-chave:

Comunicação em rede, migração, webdiáspora, Senegal, Facebook.

Resumo

O artigo parte de uma discussão sobre as relações entre comunicação em rede e migrações transnacionais e da proposição do conceito de webdiáspora para, em um segundo momento, apresentar uma análise exploratória de quatro páginas na rede social online Facebook mantidas por migrantes senegaleses no Rio Grande do Sul, Brasil. Neste texto, as páginas no Facebook são entendidas enquanto parte importante da dinâmica migratória, como ambientes comunicacionais de experimentação e de afirmação identitária, assim como lugar de encontro de uma diáspora que se organiza em termos de associações que disputam políticas de posição e reconhecimento no Brasil. A reflexão integra projeto de pesquisa sobre as dinâmicas de comunicação em rede em novos fluxos de migratórios para o estado, especialmente o caso dos migrantes do Senegal em cidades gaúchas.

 

This article begins with a discussion about relations between network communication and transnational migration. The concept of webdiaspora is also presented. In the second part of the paper, four Facebook pages of Senegalese migrants living in Rio Grande do Sul are analyzed. In this work paper, Facebook is understood as part of migration dynamics, like a communication environment of identity affirmation. Likewise, Facebook is considered to be a meeting place of a diaspora that is organized in terms of associations for recognition policies in Brazil. The text is part of a communication research about TICs and migration dynamics between Senegal and Rio Grande do Sul.

Biografia do Autor

Liliane Dutra Brignol, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora do Departamento de Ciências da Comunicação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, Santa Maria - RS), onde integra o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação, atuando na linha de pesquisa Mídia e identidades contemporâneas. Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, São Leopoldo - RS), Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Mídias e Processos Socioculturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Mídia e migrações; Mídia, identidades e cidadania; Internet e sociabilidades; e Jornalismo, produção editorial e novas tecnologias.

Nathália Drey Costa, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestranda em Comunicação Midiática - Identidades Contemporâneas no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM. Bacharel em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É redatora/editora e co-fundadora da revista o Viés (www.revistaovies.com) e professora voluntária de redação no Pré-Universitário Popular Alternativa (projeto de extensão também vinculado à UFSM).

Downloads

Publicado

2016-05-13