A presença desproporcional de estudantes de nacionalidade estrangeira na educação especial na Espanha

uma questão territorial?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006905

Palavras-chave:

Educação Especial, minorias, Migrantes, Espanha, Representação desproporcional

Resumo

Este artigo aborda a questão da representação desproporcional de estudantes que pertencem a minorias (em particular migrantes/estrangeiros) na educação especial do Estado espanhol. Apesar de ser um fenômeno amplamente estudado em diversas latitudes, na Espanha foram escassas as pesquisas neste sentido. Por meio de uma análise estatística crítica, aproximamo-nos de um fenômeno que revela diferenças significativas dependendo dos territórios em que ocorre, e as diferenças são tão significativas que nos levam a questionar se os procedimentos de diagnóstico são os que estão “patologizando” as diferenças culturais. O fenômeno é considerado relevante para sua compreensão como mais uma concretização das estratégias de construção da diferença que operam no sistema educacional. Em suma, nosso objetivo é contribuir para a compreensão multidimensional e interdisciplinar da desigualdade educacional ligada à presença da população imigrante/estrangeira, adotando a educação especial como contexto central.

Biografia do Autor

F. Javier García Castaño, Institute for Migration Research, University of Granada.

Professor Titular de Antropologia Social e Diretor do Instituto de Migrações, Universidade de Granada. Doutor em Filosofia e Letras. Ogíjares, Granada, España. E-mail: fjgarcia@ugr.es.

María Rubio Gómez, Instituto de Migraciones, Universidad de Granada

Professora do Departamento de Antropologia Social e Pesquisadora do Instituto de Migrações, Universidade de Granada. Doutora em Antropologia Social e Cultural. Ogíjares (Granada, España). E-mail: mariarubio@ugr.es.

Elvira Molina Fernández, Instituto de Migraciones, Universidad de Granada

Professora do Departamento de Pedagogia e Pesquisadora do Instituto de Migrações, Universidade de Granada. Doutora em Ciências da Educação. Ogíjares (Granada, España). E-mail: emf@ugr.es.

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

García Castaño, F. J., Rubio Gómez, M., & Molina Fernández, E. (2023). A presença desproporcional de estudantes de nacionalidade estrangeira na educação especial na Espanha: uma questão territorial?. REMHU, Revista Interdisciplinar Da Mobilidade Humana, 31(69), 53–71. https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006905