Educação superior e reconhecimento de diplomas

ações de extensão desde uma universidade pública e de fronteira no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006908

Palavras-chave:

Educação superior, Reconhecimento de diplomas, Extensão universitária, UNILA, Brasil

Resumo

Uma questão central para o exercício profissional no exterior é o reconhecimento de diplomas de ensino superior, procedimento cheio de empecilhos, que afeta pessoas formadas em diferentes países. Diante disso, criamos uma ação de extensão (2019-atual) para orientar sobre o tema: O Núcleo de orientação sobre revalidação e reconhecimento de diplomas de ensino médio e ensino superior, projeto desenvolvido em uma universidade brasileira. Com base nisso, pretende-se abordar o procedimento de reconhecimento de diplomas de ensino superior na Argentina, no Brasil e no Paraguai, e relatar e analisar as experiências do Núcleo. Para atingir esse objetivo, trabalhamos com técnicas de pesquisa qualitativa que permitiram observar que há uma grande demanda para o reconhecimento de diplomas no Brasil. Como conclusões, destacamos a relevância de contar com um corpo de profissionais capacitado sobre o procedimento, bem como a necessidade de estabelecer políticas que simplifiquem o processo.

Biografia do Autor

  • Paula Daniela Fernández, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

    Possui graduação e doutorado em Ciências Antropológicas (Universidad de Buenos Aires). Atualmente é docente e pesquisadora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), coordena a acão de extensão “Núcleo de Orientação sobre Revalidação e Reconhecimento de Diplomas de Ensino Médio e de Ensino Superior”, integra vários projetos e grupos de pesquisa, entre eles, o projeto “El Mercado Común del Sur como proceso muldimensional: economía, cuestión agraria, educación y medioambiente” (2015-e Buenos Aires). actualidad) e participa da Cátedra Sergio Viera de Mello - UNILA. Foz do Iguaçu, PR, Brasil. E-mail: paulafernandezhellmund@gmail.com.

  • Fernando Gabriel Romero, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

    Possui graduação em História pela Universidad Nacional del Sur (UNS), mestrado em Desarrollo local y Gestión Territorial (UNS) e doutorado em História pela Universidad de Buenos Aires. Atualmente é professor e pesquisador da UNILA e coordenador do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Capitais Transnacionais, Estados, classes dominantes e conflitividade na América Latina e o Caribe (GIEPTALC) e de vários projetos de pesquisa, entre eles: El Mercado Común del Sur como proceso muldimensional: economía, cuestión agraria, educación y medioambiente” (2015-actualidad). Foz do Iguaçu, PR, Brasil.). E-mail: fernandogromero@gmail.com.

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Publicado

2024-11-18

Como Citar

Fernández, P. D., & Romero, F. G. (2024). Educação superior e reconhecimento de diplomas: ações de extensão desde uma universidade pública e de fronteira no Brasil. REMHU, Revista Interdisciplinar Da Mobilidade Humana, 31(69), 109-127. https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006908

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