Migrants; Refugees; and Displaced in the Middle East and North Africa: An approach from the Global South
Uma abordagem desde o Sul Global
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006302Palavras-chave:
Oriente Médio e Norte da África, Migrações sul-sul, refúgio, deslocamentoResumo
O presente artigo visa introduzir aspectos implicados nos estudos sobre as dinâmicas migratórias no Oriente Médio e Norte da África (MENA). Nesse sentido, apresentamos algumas dinâmicas históricas de definição dos territórios do que se considera a região MENA, assim como colocamos em relevo a participação desses países no contexto das crises migratórias e humanitárias que tem caracterizado as dinâmicas de mobilidade na e da região. Em tal contexto chamamos à atenção para a politização dos fenômenos migratórios e para as ainda esparsas iniciativas de estudos e pesquisas que analisem as dinâmicas migratórias de países da região MENA para o sul global. Por fim, o artigo introduz as discussões sobre as migrações na região MENA que integram o presente dossier, convidando o leitor para a interlocução com diferentes aproximações teórico metodológicas sobre o fenômeno migratório naquele contexto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que seja reconhecida a autoria e que o trabalho original seja corretamente citado.
Os Autores têm permissão de autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa da versão original da revista.