“Lugares de ressonância” e a produção de uma diáspora musical senegalesa no sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006206Palavras-chave:
Etnomusicologia, Diáspora, Música e Migração, Senegaleses, Rio Grande do SulResumo
A imigração de senegaleses para o Brasil está conectada a uma série de ações que colocaram severas restrições à migração, particularmente em países do Norte Global, e é também parte de um fluxo migratório negro, atraído pelas oportunidades que o país oferecia entre 2010 e 2015. Este artigo trata da produção de uma diáspora musical senegalesa no Sul do Brasil através das experiências, trânsitos e colaborações musicais de um rapper senegalês em Porto Alegre, trabalho oriundo de uma pesquisa etnomusicológica mais ampla entre músicos africanos radicados no estado, realizada entre 2018 e 2019. Na esteira de um interesse consolidado na etnomusicologia pelo estudo das múltiplas relações entre música e migração, busca-se explorar a contribuição crítica desses estudos à noção territorializada da cultura expressiva. Por este prisma, a etnografia participativa contribuiu para se pensar as práticas musicais migrantes para além das concepções que as associam com uma comunidade étnica coesa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que seja reconhecida a autoria e que o trabalho original seja corretamente citado.
Os Autores têm permissão de autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa da versão original da revista.