“Lugares de ressonância” e a produção de uma diáspora musical senegalesa no sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006206

Palavras-chave:

Etnomusicologia, Diáspora, Música e Migração, Senegaleses, Rio Grande do Sul

Resumo

A imigração de senegaleses para o Brasil está conectada a uma série de ações que colocaram severas restrições à migração, particularmente em países do Norte Global, e é também parte de um fluxo migratório negro, atraído pelas oportunidades que o país oferecia entre 2010 e 2015. Este artigo trata da produção de uma diáspora musical senegalesa no Sul do Brasil através das experiências, trânsitos e colaborações musicais de um rapper senegalês em Porto Alegre, trabalho oriundo de uma pesquisa etnomusicológica mais ampla entre músicos africanos radicados no estado, realizada entre 2018 e 2019. Na esteira de um interesse consolidado na etnomusicologia pelo estudo das múltiplas relações entre música e migração, busca-se explorar a contribuição crítica desses estudos à noção territorializada da cultura expressiva. Por este prisma, a etnografia participativa contribuiu para se pensar as práticas musicais migrantes para além das concepções que as associam com uma comunidade étnica coesa.

Biografia do Autor

Kelvin Venturin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Etnomusicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorando em Etnomusicologia, com bolsa CNPq, pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do grupo interdisciplinar de estudos musicais GEM/UFRGS. Porto Alegre, RS, Brasil. Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: kelvinventurin@ gmail.com.

Maria Elizabeth Lucas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É professora titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando nos programas de pós-graduação em Música e em Antropologia Social. Doutora em Etnomusicologia pela University of Texas, Austin (1990) e Mestre em Musicologia pela Eastman School of Music/University of Rochester (1982), coordena o Grupo de Estudos Musicais - GEM/UFRGS, coletivo interdisciplinar de formação e atuação científica no campo da etnomusicologia/antropologia da música. Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: lizabet2008@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-09-13