Migrantes haitianos e bolivianos na cidade de São Paulo: transformações econômicas e territorialidades migrantes

Autores

  • Luís Felipe Aires Magalhães Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP)
  • Lúcia Maria Machado Bógus PUC - SP
  • Rosana Baeninger Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-85852503880005205

Palavras-chave:

Migração Internacional; Imigração haitiana; Imigração boliviana; Território; São Paulo – SP

Resumo

Nos últimos anos, transformações na divisão internacional do trabalho têm promovido repercussões na dinâmica das migrações internacionais, como a emergência das migrações Sul Sul. Neste sentido, a cidade de São Paulo tem se consolidado como destino para muitos novos imigrantes internacionais e solicitantes de refúgio. Este artigo tem por objetivo analisar a inserção social de imigrantes haitianos e bolivianos em São Paulo. A metodologia contempla revisão teórica sobre migrações contemporâneas e território, bem como trabalho de campo de natureza qualitativa nos espaços sociais da capital paulista com maior presença de trabalhadores imigrantes destas nacionalidades.

Biografia do Autor

Luís Felipe Aires Magalhães, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP)

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP). São Paulo, SP, Brasil. E-mail: lufeaires@gmail.com

Lúcia Maria Machado Bógus, PUC - SP

Graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1970), é mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981) e doutora em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1988). Coordena o Observatório das Metrópoles São Paulo. Professora titular do Departamento de Sociologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atua nas áreas de Sociologioa Urbana e Demografia, com ênfase em Política Pública e População, analisando principalmente os seguintes temas: cidade, desigualdade social, urbanismo, metropolizacao e migração.É coordenadora, desde 1999, do Nucleo São Paulo do Observatório das Metrópoles, rede de pesquisa vinculada ao Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, INCT-CNPQ-MCTI.Editora dos Cadernos Metrópole.

Rosana Baeninger, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Possui graduação Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1984), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Ciências Sociais (Área de Estudos de População) pela Universidade Estadual de Campinas (1999), Professora Livre Docente (2012) na área de População e Ambiente no Departamento de Demografia-UNICAMP. Pós-Doutorado (Estágio Sênior) na Universidade da Califórnia, Davis (2014-2015). Atualmente é professora associada do Departamento de Demografia do IFCH- Universidade Estadual de Campinas e pesquisadora do Núcleo de Estudos de População - NEPO/UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Demografia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UNICAMP. E-mail: baeninger@nepo.unicamp.br

Downloads

Publicado

2018-05-15