O protagonismo de mulheres imigrantes na construção de redes sociais para o fortalecimento identitário: o caso das brasileiras em Chicago (EUA)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-85852503880004812Keywords:
Processos migratórios. Gênero. Redes sociais transnacionais. Comunicação.Abstract
O presente artigo aborda a questão de redes sociais transnacionais (reais e virtuais) migratórias a partir da ideia de identidade nacional e cultural e fazendo uso da perspectiva de gênero. Assim, propomos uma pesquisa com mulheres brasileiras que vivem em Chicago (EUA) e constroem seus laços de interação simbólica a partir da realização, na cidade, de festividades e eventos artísticos relacionados a aspectos variados da cultura do Brasil. De abordagem qualitativa, o método de pesquisa utilizado foi o Estudo de Caso. Entre os principais resultados, destacamos como essa rede contribui para a composição identitária, interação simbólica e socialização dessas mulheres e possibilita uma vivência de autonomia e empoderamento.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Licença Creative Commons do tipo atribuição BY that allows the sharing of the work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted to to self-archive their published manuscripts by posting them in personal blogs, institutional repositories and scientific social media, as well as on their personal social media, as long as the full citation of the original publication is included.