As pequenas ilhas e o país continental

Fluxos entre Cabo Verde e Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006705

Palavras-chave:

migrações, Cabo Verde, Brasil, ciências sociais

Resumo

O artigo tem por objetivo contribuir para o mapeamento e as reflexões sobre as mobilidades de populações negras oriundas do continente africano para a América do Sul. Como é sabido, tais rotas se deram (e se dão) de maneira continuada no tempo, porém com especificidades, ritmos e características bastante diversos. A partir de dados sobre as mobilidades de cabo-verdianos para países da América do Sul, focando no caso do Brasil, pretendemos demonstrar como tal fluxo se insere em movimentos mais amplos da diáspora cabo-verdiana para as américas e se conecta com dinâmicas históricas do lado de lá e de cá do Atlântico que acabam por moldar as estratégias, os ritmos e as características de tais fluxos ao longo do tempo.

Biografia do Autor

Andrea Lobo, Universidade de Brasília

Ph.D. em Antropologia Social pela Universidade de Brasília. É professora no Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB). Estudiosa da sociedade cabo-verdiana desde o início dos anos 2000. É coordenadora do Laboratório de Etnografia das Circulações e Dinâmicas Migratórias (MOBILE/UnB) e integra os grupos de pesquisa: Etnologia em contextos africanos (ECOA/UnB); Núcleo de Estudos dos Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS/USP); Etnografia das Instituições e das Práticas de Poder (LEIPP/UnB). É membro dos laboratórios internacionais de “Pesquisa em Ciências Sociais” (LPCS), Universidade de Cabo Verde, UniCV, do LAAP, Laboratoire D’Anthropologie Prospective, UCL, Belgique e Associate researcher no Max Planck Institute for Social Anthropology, Halle, Alemanha. É editora da Revista Vibrant. E-mail: andreaslobo@yahoo.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7525-1953.

Claudio Furtado, UniCV

Ph.D. em Sociologia pela Universidade de São Paulo- Brasil. Foi Presidente da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AILPcsh) bem como membro efetivo da Comissão Executiva do Conselho para o Desenvolvimento das Ciências Sociais em África (CODESRIA). Suas últimas publicações são:  Lutas Pela Memória em África (com Lívio Sansone), Encontros e Desencontros de Lá e de Cá do Atlântico. Mulheres Africanas e Afro-Brasileiras em Perspectiva de Género (organização com Patrícia Godinho Gomes); As Ciências Sociais em Cabo Verde. Temáticas, Abordagens e Perspectivas Teóricas (organização com Pierre-Joseph Laurent e Iolanda Évora); Diálogos em Trânsito: Brasil, Cabo Verde e Guiné-Bissau em narrativas cruzadas; Dicionário Crítico de Ciências Sociais dos Países de Fala Portuguesa (organizado com Livio Sansone). Tem investigado, entre outros temas, pensamento social cabo-verdiano, comunidades cabo-verdianas na Guiné-Bissau, pobreza e desigualdades sociais, violência urbana.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Lobo, A., & Furtado, C. (2023). As pequenas ilhas e o país continental : Fluxos entre Cabo Verde e Brasil. REMHU, Revista Interdisciplinar Da Mobilidade Humana, 31(67), 55–76. https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006705