Duplo pertencimento cultural
filhos de casais luso brasileiros em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006513Palavras-chave:
segunda geração, transmissão geracional, transmissão culturalResumo
O artigo discute resultados de uma pesquisa de campo sobre a transmissão geracional na segunda geração de imigrantes brasileiros em Portugal. Objetiva compreender a construção do duplo pertencimento cultural de filhos de casais luso-brasileiros em Portugal. Realizou-se uma pesquisa qualitativa na qual foram entrevistados doze participantes entre os 18 e os 31 anos de idade. Os resultados foram analisados de acordo com o método de análise de conteúdo, vertente temático-categorial e discutidos a partir do referencial teórico da psicanálise e das ciências sociais. Discutimos as categorias duplo pertencimento cultural e vínculos com as famílias de origem. Concluímos que a dinâmica familiar privilegiou a biculturalidade, ancorada na identificação com os aspectos considerados positivados de ambas as culturas. Os vínculos com as famílias de origem brasileiras foram mais investidos na esfera privada, como forma proteção contra a estigmatização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que seja reconhecida a autoria e que o trabalho original seja corretamente citado.
Os Autores têm permissão de autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa da versão original da revista.